Acesso e Qualidade – Brasil

12/12/2019

Segundos dados de 2012 o Sistema Único de Saúde brasileiro é composto por 32.809 equipes e cobre 103,600 milhões de brasileiros. Por conta do grande crescimento da rede, foi instituído o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica com o objetivo de ampliar o acesso e melhorar a qualidade da mesma, permitindo maior transparência e efetividade das ações do Governo direcionadas a essa área.

Além disso foi citado como finalidade do programa ampliar o impacto da AB sobre as condições de saúde da população e sobre a satisfação dos seus usuários, por meio de estratégias de facilitação do acesso e melhoria da qualidade dos serviços e ações da AB; Promover maior conformidade das UBS com os princípios da AB, aumentando a efetividade na melhoria das condições de saúde, na satisfação dos usuários, na qualidade das práticas de saúde e na eficiência e efetividade do sistema de saúde; Promover a qualidade e inovação na gestão da AB, fortalecendo os processos de Autoavaliação, Monitoramento e Avaliação, Apoio Institucional e Educação Permanente nas três esferas de governo; Melhorar a qualidade da alimentação e uso dos Sistemas de Informação como ferramenta de gestão da AB; Estimular o foco da AB no usuário, promovendo a transparência dos processos de gestão, a participação e controle social e a responsabilidade sanitária dos profissionais e gestores de saúde com a melhoria das condições de saúde e satisfação dos usuários.

Fontes:

http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=02

https://aps.saude.gov.br/ape/pmaq

https://www.scielosp.org/article/sdeb/2012.v36n94/375-391/