Serviços e cobertura de saúde bucal – Cuba

13/12/2019

A estratégia estomatológica tem como objetivo realizar ações de cura em todos os níveis de atenção, entre as quais se destaca:

– Ações de prevenção em todos os níveis de atenção: aplicação de flúor, enxaguatórios com fluoreto de sódio, selantes de fossas e fissuras, diagnóstico e controle de placa, atividades de prevenção de hábitos higiênicos e nutricionais, entre outros.

– Criar equipes multidisciplinares de segundo nível de atenção, integrado pelas especialidades de: Ortodontia, Periodontia, Prótese, Cirurgia Maxilo Facial, Dentistas Gerais e Médicos de Família.

– Criar equipes multidisciplinares de terceiro nível de atenção em hospitais clínicos cirúrgicos gerais e pediátricos, de nível provincial ou nacional, assim como em faculdades de estomatologia e instituições da rede de Prótese Buco Maxilo Facial.

Em 1996, determinou-se que, para ampliar a prevenção da cárie para toda a população, devia- se ter a fluoretação de sal para consumo humano, indicado pela OPS/ OMS como uma medida preventiva que permite uma redução da morbidade e da mortalidade por cáries dentárias em até 60%, generalizada em todo o mundo. Progressivamente são observados melhorias nos índices de saúde bucal no país, com redução de cáries ao longo dos anos.

Fontes:

http://repositorio.fo.usp.br:8013/jspui/handle/fousp/56

http://www.pdcorynthia.sld.cu/Documentos/Programas%20APS/prog%20de%20estomatologia.pdf