Inovação – Uruguai

15/12/2019

A inovação foi a implementação do SNIS, cuja missão é articular prestadores públicos e privados de serviços de saúde e estabelecer um Seguro Nacional de Saúde financiado com recursos de um fundo que visa reunir todos os recursos para a saúde, FONASA. No primeiro ano de implementação houveram mudanças no número de pessoas cobertas pelos vários provedores.
O número de pessoas cobertas pelo ASSE diminuiu, enquanto o número de pessoas afiliadas à IAMC e ao seguro parcial aumentou.

A previdência social também sofreu uma grande mudança ao assumir a responsabilidade pela administração da FONASA.

 

A principal mudança foi o estabelecimento de um imposto sobre a renda da população, cujo objetivo é promover a equidade nas contribuições para os cuidados de saúde.

No que se refere ao modelo de atenção à saúde, recentemente foi definida uma nova matriz de proteção social, mais alinhada aos riscos e necessidades de saúde da população uruguaia.

 

As desigualdades associadas ao acesso segmentado a serviços de saúde públicos e privados, particularmente entre homens e mulheres, ou crianças e jovens em relação aos adultos, e entre residentes de Montevidéu e o resto do país também foram reduzidas.

Na última década, os valores dos indicadores clássicos: (mortalidade infantil, mortalidade materna e expectativa de vida ao nascer) continuaram em declínio.

Fontes:

http://www.scielo.br/pdf/csc/v16n6/21.pdf

http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0036-36342011000800021