Saúde bucal – Uruguai

15/12/2019

O Programa Nacional de Saúde bucal no Uruguai possui como ações e metas:

  • Definir a política nacional de saúde bucal, em termos de padrões e diretrizes que incorporem atividades de promoção e assistência de qualidade com critérios populacionais.
  • Definir atividades de assistência abrangente e específica para grupos populacionais: Programas voltados para mulheres grávidas, meninas e meninos, adolescentes, adultos / adultos e adultos / idosos.
  • Definir atividades de assistência integral vinculadas a grupos: Programas de Saúde Coletiva,
  • Padronizar o tratamento das seguintes situações de doença ou condições de saúde: Cárie, Paradenciopatias, Maloclusões, Patologia tumoral e não tumoral de tecidos moles e duros, HIV-AIDS, doenças sistêmicas e saúde bucal, dentárias mutiladas por sequelas de cáries e paradenciopatias mutiladas maxilo-facial, desativado.
  • Definir as linhas estratégicas vinculadas à promoção e prevenção da saúde bucal em nível nacional. Articulação com programas nacionais de saúde. Definição de uma estratégia nacional de comunicação e publicidade. Avaliação do status do Programa de Fluoretação de Sal e seus efeitos.
  • Promover a implementação de um sistema de vigilância da saúde bucal na população: implementar um sistema único de registro nacional de saúde bucal, implementar a pesquisa nacional de saúde bucal, promover a formação de uma equipe de referência técnica permanente em vigilância sanitária (DIGESA-MSP), Consolidar a vigilância epidemiológica correspondente ao Programa de Fluoração em Saúde.
  • Promover o estudo e operação de um Centro de Custos, a fim de analisar os impactos das diferentes variáveis ​​nos serviços de atenção em conjunto com a área de Economia da Saúde (DIGESE-MSP). Integrar e fortalecer, juntamente com a agência correspondente, o estudo de variáveis ​​econômicas, desenvolvendo uma área de conhecimento fundamental para o componente Seguro Saúde.
  • Promover a incorporação de um sistema de avaliação e auditoria de serviços. Integrar, fortalecer e desenvolver, juntamente com o órgão correspondente do MSP, as ações de avaliação e auditoria do componente Saúde Oral dos serviços.
  • Promover o treinamento e a qualificação dos profissionais de saúde bucal em todo o país.
  • Promover, no âmbito do Observatório de Recursos Humanos em Saúde, propostas relacionadas à formação de profissões relacionadas à saúde bucal.
  • Promover o desenvolvimento de treinamentos contínuos e contínuos pelos serviços de saúde, bem como o treinamento de pós-graduação correspondente, de acordo com as necessidades do sistema.
  • Promover pesquisas em saúde bucal, com o objetivo de consolidar esses objetivos estratégicos e cumprir a missão.

Os serviços oferecidos na rede de atenção procura integrar ações de saúde bucal às ações gerais de saúde, fornecendo cobertura dentro do Programa de Saúde Bucal de M. S. P, priorizando mulheres grávidas, crianças, adolescentes, integrando progressivamente os demais grupos populacionais. Além disso, procura implementar uma rede de serviços com o setor público e privado como um todo, que delineie políticas e ações para um Sistema Nacional de Saúde Integrado que responda adequadamente às necessidades de saúde bucal de maneira permanente. Grau de complementação de prestadores em programas de saúde coletiva como os procedimentos classificados de 1-11.

Fonte:

https://www.gub.uy/ministerio-salud-publica/politicas-y-gestion/programas/programa-nacional-de-salud-bucal