Serviços e cobertura de saúde bucal – Uruguai

15/12/2019

Os procedimentos de saúde bucal para todos os níveis de atendimento são definidos abaixo.Com eles, tenta-se agrupar os diferentes benefícios à saúde bucal, de maneira a sistematizá-los, ordená-los e propô-los em uma lógica de assistência perfeita na medida em que sua aplicação seja universalizada. As ações fundamentais são de promoção e prevenção, mas todas também incluem assistência e reabilitação. Os procedimentos de segundo e terceiro nível já existentes nos regulamentos atuais continuarão em vigor. As tarefas incluídas nos diferentes procedimentos serão integradas em programas de benefícios de saúde individuais ou coletivos para os diferentes grupos populacionais.

• Procedimento 1: Educação para a saúde e autocuidado bucal
  • Procedimento 2: Controle da infecção

○     Higiene bucal, Controle da placa bacteriana, Terapia básica periodontal, Inativação de cáries, Tratamento de canal, Extração

• Procedimento 3: Fortalecimento das estruturas dentárias

○     Incorporação de flúor

• Procedimento 4:Controle do meio

○     Diagnóstico do meio bucal

• Procedimento 5: Resolução de urgências

○     Dor, Infecção, Traumas, Hemorragias, Alteração da função estética, Cirurgia de Urgência

• Procedimento 6: Reabilitação das peças dentárias

○     Restaurações, Tratamento de canal, Raspagens

• Procedimento 7: Prevenção das má oclusões

○     Correção de hábitos etiológicos

• Procedimento 8: Reabilitação protética

○     Reposição de peças perdidas, Reabilitação bucomaxilofaciais

• Procedimento 9: Tratamento de má oclusões

○     Ortodontia

• Procedimento 10: Cirurgia oral
  • Procedimento 11: Controle

○     Manter nível de saúde bucal

Os serviços ofertados são de acesso universal. A seguir a lista de serviços de educação em saúde bucal:

• Transferência de conhecimentos direcionados ao processo saúde – doença, fatores de risco e proteção, educação nutricional.
  • Ações de prevenção

○     Medidas preventivas coletivas: sal fluoretado se as indicações médicas não o contradizerem.

○     Medidas preventivas individuais e coletivas: Facilite o acesso a creme dental e escova de dentes fluoretados. Aumente a escovação com creme dental fluoretado.

○     Medidas preventivas de cárie no nível individual: escovação com géis fluorados, aplicação de clorexidrina, verniz de flúor e vedações de gorduras e fissuras nos casos indicados.

○     Prevenção e tratamento precoce de disgnias em crianças e adolescentes.

○     Incorporar a detecção precoce do câncer bucal nas ações da equipe de saúde bucal.

• Ações de assistência e reabilitação:

○     Incorporação de técnicas alternativas de atendimento, restauração e reabilitação de acordo com o SNIS.

• Integrar a equipe de saúde bucal à equipe geral de saúde, promovendo a incorporação de recursos humanos, principalmente assistentes dentários e higienistas, para aumentar as ações odontológicas no primeiro nível de atendimento.

○     Coordenar transversalmente com outros programas de saúde MSP

○     Atividades programadas em gestantes, crianças e adolescentes.

• Implementar uma coordenação territorial de efetores públicos e privados.
  • Implemente uma rede integrada de emergência odontológica de 24 horas. em todo o país.
  • Atividades de divulgação e informação na mudança de modelo de atenção e gestão.

○     Estabelecer políticas que incentivem a formação de profissionais da equipe de saúde bucal.

○     Treinamento de agentes de saúde em ações de custo-benefício de qualidade.

○     Unificação de critérios em higiene bucal através da protocolização de ações.

• Convoque a Comunidade (através de suas organizações naturais) a participar no desenvolvimento de políticas de saúde e no controle de seu cumprimento, promovendo o autocuidado individual e coletivo.

○     Promoção de treinamento de promotores de saúde.

• Coordenar com a Universidade da República e com outros setores públicos e privados a realização de uma História Médica Nacional unificada.
  • Coordenar com a Universidade da República ou outras instituições e organizações a realização de uma Pesquisa Nacional de Saúde Oral.

○     Campanhas publicitárias.

○     Edição de material educacional