Sistema de Saúde – Uruguai

15/12/2019

O Uruguai passou por mudanças no Modelo de Atenção pela adoção da estratégia de Atenção Primária à Saúde, concebida como estratégia norteadora. A reforma procurou priorizar a APS para controlar o aumento de doenças cronicas não transmissiveis. A aplicação efetiva de uma estratégia de Atenção Primária à Saúde implica colocar as necessidades e os direitos dos cidadãos no centro de todo o sistema, por meio da prevenção de doenças, educação e promoção da saúde e tratamento oportuno e adequado.

Com um conceito abrangente de saúde, essa estratégia abrange todos os níveis de atenção. A ênfase principal está no primeiro nível de atenção, uma vez que seu fortalecimento – criando uma rede coordenada de serviços – no âmbito de um sistema, é decisivo para melhorar a eficiência e a qualidade.

A APS não se limita a um programa, nem a um nível de atenção, mas constitui a estratégia geral de todo o sistema de saúde e a base do novo Modelo de Atenção, baseado no fortalecimento do Primeiro Nível e sua coordenação com o restante de níveis de atenção:

  1. Coordena a ação de todos os agentes de saúde em uma forte rede de policlínicas e Centros de Saúde públicos e privados, integrando efetivamente a equipe de saúde bucal ao restante da equipe de saúde.
  2. Valoriza o papel da Comunidade como ator-chave na modificação dos fatores e hábitos ambientais que determinam sua saúde;
  3. Portanto, enfatiza o papel das organizações comunitárias e estimula a criação e o fortalecimento de um movimento de usuários nos níveis zonal, departamental e nacional;
  4. Concebe a participação de usuários e profissionais de saúde como pilares do processo de mudança;
  5. Promove uma abordagem territorial na organização do sistema;
  6. Hierarquizar a atenção com base em programas desenvolvidos de maneira participativa

Fonte:

https://www.gub.uy/ministerio-salud-publica/areas-programas-salud

https://www.paho.org/salud-en-las-americas-2017/?p=4314