Sejam todos muito bem-vindos ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP)!

Localizado no campus da USP na cidade de São Paulo, o IAG oferece cursos de graduação e pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado, nas áreas de Astronomia, Geofísica e Meteorologia.

Ao longo dessa jornada, vocês conhecerão um pouco do trabalho que desenvolvemos nesses três departamentos que compõe o IAG. Mas antes disso, precisamos nos apresentar melhor!

O Departamento de Astronomia é referência em Astronomia Fundamental, Astronomia Dinâmica, Física do Sistema Solar, Astrofísica Estelar, Meio Interestelar, Astronomia Extragaláctica e Cosmologia. O Programa de Pós-Graduação em Astronomia do IAG/USP, foi pioneiro em sua área, ajudando a formar uma grande parcela de astrônomos(as) do Brasil. O curso de Bacharelado em Astronomia, com duração de quatro anos, possui em seu currículo a articulação dos conhecimentos de Astronomia, Física, Matemática, Computação, Termodinâmica, Eletromagnetismo e Mecânica, acompanhando os rumos tomados atualmente nas aplicações de Astronomia.

Sendo um dos principais centros de ensino e pesquisa de Ciências da Terra no Brasil, o Departamento de Geofísica do IAG/USP possui laboratórios modernos e bem equipados com excelentes condições para processamento de dados, possibilitando que se realizem pesquisa de ponta na pós-graduação. O curso de Bacharelado em Geofísica, com duração de cinco anos, promove sólida formação em Geofísica, Física, Matemática e Computação.

Responsável pelo Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, e pelo curso de Bacharelado em Meteorologia, o Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG/USP conta com ampla gama de laboratórios e grupos de pesquisa dedicados ao estudo dos diferentes fenômenos atmosféricos, desenvolvendo pesquisas nas áreas de climatologia, dinâmica de grande e mesoescala, eletricidade atmosférica, interação atmosfera-oceano, interação biosfera-atmosfera, hidrometeorologia, micrometeorologia, poluição atmosférica, radiação atmosférica e sensoriamento remoto da atmosfera.

O IAG mantém participação em grandes projetos de pesquisa com instituições nacionais e internacionais.Oferece projetos, cursos de extensão universitária e de curta duração, visitas com palestra e observação do céu, e presta serviços à comunidade por meio de convênios com órgãos estaduais e federais.

Ao longo das próximas duas semanas iremos caminhar juntos em uma jornada que apresentará a Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Esperamos que possam aproveitar e tirar todas as dúvidas relacionadas a essas áreas do conhecimento!