Sobre o Cecilia


O que é o Projeto Cecilia?

O Projeto Cecilia, presencialmente, é um programa desenvolvido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP) que leva para escolas da rede pública atividades de divulgação científica.

Quais atividades e conteúdos o Projeto Cecilia oferece?

Por meio de experimentos e exposições didáticas, o Projeto Cecilia realiza um circuito de ciência moderna, atual, efervescente e de fronteira. A intervenção é composta das seguintes atividades:

a. Espectroscopia - experimentos mostrando a identificação de composição química por meio da emissão de luz, uma das técnicas mais importantes da astronomia atual.

b. Nucleossíntese Estelar - a partir dos experimentos de espectroscopia, exploramos o ciclo de vida das estrelas.

c. O Sol - aplicamos os conhecimentos anteriores para discutirmos as características químicas e físicas do Sol.

d. Observação de objetos com telescópios - os estudantes terão a oportunidade de conhecer o funcionamento de dois pequenos telescópios, explorando também as diferenças e inovações dos grandes telescópios astronômicos modernos.

e. Sustentabilidade planetária - a partir do painel "Paisagens Cósmicas", utilizamos a evolução do Universo para explorarmos desde a descoberta de novos planetas à preservação da nossa Terra. Esta atividade é bastante multidisciplinar, trazendo contribuições das três grandes áreas do IAG: Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.

Quais escolas podem receber o Projeto Cecilia?

O Projeto Cecilia atende escolas da rede pública de Ensino Médio e Ensino Fundamental II, localizadas na cidade de São Paulo e na região do Grande ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra).

Queremos chegar mais longe! Se sua escola não está nestas cidades, acompanhe esta página para se informar sobre mudanças na nossa área de atuação. Você também pode trazer sua turma para conhecer o IAG por meio do nosso programa de visitas, realizado às terças e quintas-feiras no período noturno.

Quais os benefícios para a escola?

Os experimentos mostrados durante a intervenção complementam o ensino das Ciências da Terra e do Universo, de forma interativa e com tópicos atuais. É uma forma de realizar uma intervenção didática fora das salas de aula. Além disso, o Projeto Cecilia promove um importante contato entre os estudantes da rede pública e a comunidade universitária, reforçando a importância do conhecimento científico e dando opções de caminhos a serem seguidos.

O que a escola precisa fazer para receber o Projeto Cecilia?

A atividade é gratuita, mas é necessário oferecer a seguinte infraestrutura:

- espaço amplo e coberto para a montagem das intervenções (ex: quadra ou pátio cobertos),

- três mesas (ou bancadas de trabalho) e um ponto de energia (110V),

- água, café e lanche para a equipe,

- um ou mais professores da escola, para organizarem o fluxo das turmas.

Além disso, lembramos que o atendimento deve compreender as múltiplas turmas presentes na escola no período da atividade.

Como trazer o Projeto Cecilia para minha escola?

Escolas interessadas devem preencher o formulário online, indicando a data de interesse, o número de estudantes e as séries participantes. Oferecemos agendamento uma vez por semana, com duração de um período (manhã ou tarde). Neste semestre, as atividades são realizadas às quintas-feiras.

Quem é Cecilia?

O nome do programa é uma homenagem à astrofísica Cecilia Helena Payne-Gaposchkin (1900–1979), uma cientista pioneira que responsável por grandes descobertas sobre a composição das estrelas e do universo.

Foi a primeira pessoa a mostrar que o Sol é composto primariamente de hidrogênio, em 1925. Na época, acreditava-se que o Sol possuísse uma composição similar à da Terra.

O caminho que ela trilhou em meio a um comunidade cientifica dominada por homens foi uma inspiração a muitas. Por exemplo, para a astrofísica Joan Feynman. A mãe e avó de Joan a haviam dissuadido a seguir uma carreira na ciência, pois acreditavam que as mulheres não eram fisicamente capazes de entender conceitos científicos. Mas ela mais tarde se inspirou em Cecilia Payne, quando se deparou com o seu trabalho em um livro de astronomia. Vendo a pesquisa dela publicada desta maneira convenceu Feynman de que ela podia, de fato, seguir sua paixão pela ciência.

A recompensa do jovem cientista é a emoção de ser a primeira pessoa na história do mundo a considerar algo ou a entender algo. Nada se pode comparar a essa experiência… a recompensa do cientista mais velho é o sentimento de transformar um vago esboço numa paisagem principal.

Cecilia Payne-Gaposchkin

Escolas particulares podem participar do Projeto Cecilia?

Neste momento, o Projeto Cecilia atende somente escolas da rede pública. Para escolas particulares, indicamos o programa de visitas ao IAG, realizado às terças e quintas-feiras no período noturno.

Tem mais dúvidas? Entre em contato pelo e-mail atendimento.aga@iag.usp.br.

ATENÇÃO: não solicite agendamentos por e-mail. O agendamento é realizado exclusivamente por meio do formulário online.