Curso de Curta Duração 22: A inserção da China na América Latina

Ministrantes:

Laura Cristina Feindt Urrejola Silveira – Doutoranda em Relações Internacionais (Universidade de Brasília), Mestre em Relações Internacionais (Universidade de Brasília) e Bacharel em Geografia (Universidade de São Paulo).

Paulo Roberto Tadeu Menechelli Filho – Doutorando em Relações Internacionais (Universidade de Brasília), Mestre em Relações Internacionais (Universidade de Brasília) e Bacharel em Direito (Universidade de São Paulo)

Victor Thives – Mestrando em Relações Internacionais (Universidade de Brasília) e Bacharel em Relações Internacionais (Universidade de Brasília)

Ementa:

O curso tem como objetivo complementar e atualizar conhecimentos para compreensão da relação sino-latino-americana. Posto que a China se tenha tornado um parceiro de suma importância para a América Latina e venha fazendo-se presente na região tanto em termos econômicos e financeiros quanto em de infraestrutura e de cultura, o nível de conhecimento recíproco segue sendo baixo, especialmente da parte latino-americana com relação ao parceiro asiático. O pequeno número de pesquisadores na América Latina dedicados a temas relativos à inserção internacional chinesa revela a patente assimetria de expertise entre a China e seus parceiros latino-americanos, o que tende a aprofundar os desequilíbrios já existentes na relação. Os objetivos específicos do curso são:

  • Despertar a inquietação do público quanto à demanda por sinólogos na comunidade científica;
  • Demonstrar a relevância da inserção estratégica da China na América Latina e Caribe;
  • Identificar nichos de pesquisa em desenvolvimento no Brasil e em outros países da ALC;
  • Apresentar os principais teóricos/internacionalistas dedicados a compreensão do projeto chinês de inserção internacional;
  • Propiciar reflexões a respeito dos principais projetos chineses na ALC;
  • Destacar o papel das instituições governamentais chinesas na promoção do projeto chinês Going Global;
  • Refletir sobre a efetiva capacidade dos países latino-americanos em conter, adaptar-se ou compartilhar interesses com o projeto chinês;
  • Apresentar as principais diretrizes da relação sino-brasileira hodierna e de sua história recente.

Desenvolvimento e Cronograma:

De 7 a 9 de maio – Das 9h às 10h30

Primeira sessão (07/05/2019) – Noções básicas da História Civilização Chinesa e Diplomacia Cultural Chinesa.

Segunda sessão (08/05/2019) – Belt and Road Initiative – BRI. Sinólogos: brasileiros, latinos, norte-americanos, europeus.

Terceira sessão (09/05/2019) – Relações sino-brasileiras. Relações sino-latino-americanas. Pesquisas sobre China no Brasil.

Bibliografia:

ALTEMANI DE OLIVEIRA, Henrique. Brasil e China: cooperação Sul-Sul e parceria estratégica. Belo Horizonte: Traço Fino, 2012.

ALTEMANI DE OLIVEIRA, Henrique. Brasil-China: uma parceria predatória ou cooperativa? Revista Tempo do Mundo, Brasília, v. 2, n. 1, p.144-160, jan. 2016.

BECARD, Danielly Silva Ramos. O Brasil e a República Popular da China: política externa comparada e relações bilaterais. Brasília: FUNAG, 2008.

__________ . China y Brasil: ¿modelo de relaciones Sur-Sur? In: BUELVAS, Eduardo Pastrana; GEHRING, Hubert (org.). La proyección de China en América Latina y el Caribe. 1ed. Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana: Fundación Konrad Adenauer, 2017.

KISSINGER, Henry. On China. New York: Penguin, 2011.

RAMOS BECARD, Danielly Silva. Pour une relation équilibrée Brésil-Chine. L’esprit Du Temps, Paris, v. 42, p. 299-309, 2015.

SHAMBAUGH, David. China goes global. New York: Oxford University Press, 2013.

SUTTER, Robert. Chinese Foreign Relations: Power and Policy since the Cold War. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 2012.