PROFESSORES COORDENADORES

Carlos Alberto de Salles

Professor Associado do Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, desde maio de 2003. Possui graduação em Direito (1986), mestrado (1992), doutorado (1998) e livre docência (2011), tudo pela USP. Foi visiting scholar na University of Wisconsin – Madison, no ano letivo de 1996/1997 e nos meses de janeiro e fevereiro de 2008. É Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, pelo quinto constitucional do Ministério Público, exercendo suas funções na 3ª Câmara de Direito Privado desde abril de 2013. Foi Promotor e Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, de 1988 a 2013. Seus projetos docentes de pesquisa atuais são: 1. Processo civil e igualdade: técnicas consensuais e adjudicatórias para construção da igualdade processual e social (linha de pesquisa: Meios e técnicas de solução adjudicada e não adjudicada de controvérsias. Efetividade da tutela jurisdicional); 2. Acesso à justiça e litigância repetitiva (linha de pesquisa: Estudo dos conflitos e das respectivas formas de prevenção e solução). Disponibiliza publicações no ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Carlos_De_Salles e também no academia.edu. Como membro do Ministério Público atuou por muitos anos na área de interesses difusos e coletivos, em especial em ações relacionadas ao meio ambiente e à improbidade administrativa. Presentemente, como Desembargador, atua com direito privado, em especial, nas áreas responsabilidade civil extracontratual, direitos reais, compromissos de compra e venda, planos de saúde e direito de família.

Susana Henriques da Costa

Secretária de Políticas Civis e Tutela Coletiva da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. Professora Doutora em Processo Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2009). Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (2002), doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (2006), Foi pesquisadora visitante no Global Legal Studies Center da University of Wisconsin – Madison Law School (2014/2015) e pesquisadora visitante na Università degli Studi di Firenze (2018). Atualmente é promotora de justiça no Ministério Público do Estado de São Paulo. Foi Chefa de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (2020/2022). Foi Secretária Adjunta de Secretaria de Segurança Urbana do Município de São Paulo (2013/2014). É membro do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais, do Instituto Brasileiro de Direito Processual, da Rede de Pesquisa Justiça Civil e Processo Contemporâneo (PROCNET) e da Law and Society Association. Dá aula como professora convidada em cursos de especialização de diversas instituições de ensino jurídico, dentre elas, Escola Superior do Ministério Público (ESMP/SP), Escola Paulista da Magistratura (EPM), Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado (ESPGE) e na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso à justiça, litigância de massa, controle judicial de políticas públicas, processo estrutural, processo coletivo e processo e gênero. É mãe de uma filha de 4 anos e de um filho de 2 anos. É atuante na causa das mulheres na ciência. 

Demais membros

Maria Cecilia de Araújo Asperti

Doutora e Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo. Foi visiting scholar na Universidade de Yale pelo programa Fox International Fellowships (2011-2012). Professora do curso de graduação e da pós-graduação lato sensu da Escola de Direito da FGV DIREITO SP (GVlaw). 

João Eberhardt Francisco

Doutor e mestre em direito processual civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Graduado em direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Campus Alphaville)

Elisa Martinez Giannella

Advogada. Mestranda em Processo Civil pela Universidade de São Paulo – USP. Pós-Graduada latu senso em Processo Civil pela Pontífica Universidade Católica – PUC/COGEAE (2014). Graduada em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU (2010).

NUBIA REGINA VENTURA

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e mestrado em Processo Civil pela Universidade de São Paulo (2016). É doutoranda em Processo Civil na Universidade de São Paulo (atual do Estado de São Paulo

MARCOS ROLIM DA SILVA

Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo, e integra a banca Lobo & Lira Advogados, na cidade de São Paulo. Foi bolsista do “Programa Fórmula Santander de Mobilidade Internacional.

MARIA ELISA CÉSAR NOVAES

Advogada graduada pela Universidade de São Paulo (2002) e mestre em Processo Civil pela mesma instituição na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Processos Coletivos (2013), sob a orientação da Professora Titular Ada Pellegrini Grinover. Doutoranda pela mesma instituição, sob a orientação da Professora Susana Henriques da Costa.

Marina Garrote

Pesquisadora Júnior na Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa. Mestranda em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da USP. Especialista em Gênero e Sexualidade do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ) (2019-2020)

Fernando muniz shecaira

Doutorando, Mestre (2019) e Bacharel (2015) em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é pesquisador, docente da Universidade Anhembi Morumbi de Direito Processual Civil e de Meios Adequados de Resolução de Conflitos.

Igor Moraes Rocha

Advogado. Mestrando em Processo Civil pela Universidade de São Paulo – USP. Graduado em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2019)

Guilherme Vinicius Justino Rodrigues

Advogado no Itaú Unibanco / Mestrando em Processo Civil pela USP (Largo São Francisco) com pesquisa relacionada ao uso da tecnologia para prevenção ou solução de litigio por meio alternativo de resolução de controvérsia / Pós-Graduado em Processo Civil pela PUC-COGEAE-SP com trabalho final de análise de incompatibilidade de estabilização de tutela antecipada em caráter antecedente com o procedimento arbitral

Rafael Mott Farah

Mestrando em Direito Processual pela USP, especialista em Direto Processual pela PUC-SP e bacharel em Direito pelo Mackenzie. Advogado com atuação nas áreas do Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados, Propriedade Intelectual e Resolução de Conflitos.

Pedro Augusto Silveira Freitas

Possui graduação em Direito pela Fundação Universidade de Itaúna e pela Faculdade de Direito Milton Campos, especialização em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Mestrado em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais. Diretor Executivo do Instituto de Direito Processual – IDPro. Foi estagiário docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito da UFMG. 

César Augusto Martins Caranúba

Mestrando em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Bacharel pela mesma instituição. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito do Ibmec/SP. Mediador certificado pela CAMITAL desde 2016.

Andressa Maria Scorza dos Ramos

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, com intercâmbio pela Universität Zürich (Bolsa Mérito USP – AUCANI). Pós-Graduanda em Direito Processual Civil pela Faculdade Getúlio Vargas. É pesquisadora nas áreas de Direito Processual Civil e Direito Constitucional.

Danieli Rocha Chiuzulli

Doutoranda pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD/USP) na área de Direito Processual. Pesquisadora Responsável no Núcleo de Justiça e Constituição da FGV-Direito SP. Mestra em Ciências pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FDRP/USP na área de concentração Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito, sendo bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (03/2019 – 10/2020)

LARISSA FERNANDA ROMÃO

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da USP (2014 – 2018). É mestranda (área de concentração: Direito Processual Cível) pela Faculdade de Direito da USP (2020).  É advogada autônoma no contencioso e consultivo cível. 

MARCEL HOFLING MARTINS

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (2016). Mestrando em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo (previsão de conclusão em 2021). Pesquisador nas áreas de ensino e metodologia, direito digital e processual.

MARIANA TONOLLI DELCHIARO

Mestra em Processo Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Especialista em Direito Processual Civil pela Escola de Direito de São Paulo (FGV DIREITO SP). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). É Defensora Pública do Estado de São Paulo

Rafael Calheiros Bertão

Doutorando e Mestre em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, FDUSP. Especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, FGV/SP. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco.

João Felipe Calmon Nogueira da Gama

Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – FDUSP. Mestre em Direito Processual pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV. 

Caroline Pomjé

Doutoranda em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Carlos Alberto de Salles. Mestra em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de concentração Fundamentos da Experiência Jurídica, sob orientação da Profa. Dra. Simone Tassinari Cardoso Fleischmann, com voto de louvor e indicação para publicação (2020). Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018)

MARILIA DA COSTA GOLFIERI ANGELLA

Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013) e mestranda em Processo Civil pela Universidade de São Paulo (2022).  Sócia do Marília Golfieri Angella – Advocacia Familiar e Social, atuando na área de Direito de Família e Sucessões, bem como com advocacia solidária em Direitos Sociais, com ênfase na proteção das vulnerabilidades através do processo civil.

MARINA ROCHA CAVALCANTI

Mestra em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Doutoranda em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo (desde 2020). Juíza Federal desde 2006.

MARCELA DE OLIVEIRA RAMA

Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo. Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo. É assistente Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

JOSÉ VICTOR PALAZZI

Graduado em Direito pela Escola de Direito de São Paulo – DIREITO GV/SP (2014). Trabalha como advogado na área de arbitragem do escritório Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados. Treinador da equipe da Direito GV para competições de arbitragem em âmbito nacional e internacional.

BRUNA GUAPINDAIA BRAGA

Doutora em Processo Civil (USP). Mestre em Direitos Difusos e Coletivos (PUC-SP). Pós graduada em Direito Processual Civil Individual e Coletivo (Cesupa e ESA-PA). Graduada em Direito (UFPA). É membro do IBPD e ANNEP, professora de pós graduação (Curso CEI e Cesupa-PA). Advogada

PAULA ABI CHANINE

Graduada pela PUC-SP. Doutoranda em Direito Processual Civil pela USP. Mestre em Direito Processual Civil pela USP. Especialista em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Sócia de CMT – Carvalho, Machado e Timm Advogados. 

ALEX ALCKIMIN ZAMBONI

Mestre e Doutorando em Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da USP. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Escrevente Técnico Judiciário e Assistente Jurídico em comissão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

ALINE LEMOS BIANCHINI

Especialista em Direito Processual Civil, pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (USP). Mestre em Ciências, pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (USP), na linha de pesquisa “Direito e Desenvolvimento”, com trabalho desenvolvido na área de Direito e Sociologia Jurídica

PEDRO DE MORAES PERRI ALVAREZ

Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2014). Atualmente é Procurador do Município de São Paulo da Procuradoria Geral do Município de São Paulo.

amanda de araújo guimarães

Mestre em Direito (USP). Bacharela em Direito pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é assistente jurídico no Tribunal de Justiça de São Paulo.

ananda palazzin de almeida

Advogada,  pós-graduada em Direito Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas/SP e mestre em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo.

PAULO BRAGA NEDER

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo (2015). Doutorando em Direito Processual na Universidade de São Paulo (início 2019). Atualmente ocupa o cargo de Procurador do Estado de São Paulo (desde 2010), atuando como Subprocurador Geral do Estado Adjunto da Área do Contencioso Geral desde o ano de 2019.

BRUNO TAKAHASHI

Possui graduação em Letras – Português pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado (2015) e doutorado (2019) em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

MARCO AURÉLIO ADÃO

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (1999) e mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é procurador da república do Ministério Público Federal

JÚLIA CESTARO DE SOUZA

Mestranda em Direito Processual Civil na Universidade de São Paulo e advogada no Mange & Gabbay Sociedade de Advogados

bruno lopes megna

Doutorando, Mestre e Bacharel em Direito pela USP. Foi aluno visitante da USP na Yale University durante a graduação (Yale Law School Linkage Program, 2010) e o doutoramento (a convite, jan-fev/2020). Procurador do Estado de São Paulo.

Fábio Vieira França

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (2001). Mestrando em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo – USP. Atualmente é Advogado.

Ex-membros

paulo henrique raiol

lara lago noronha

Criado por: Acesso à Justiça e Recursos Repetitivos, 2021