Sobre o Grupo

Criado no ano de 2018 e comandado pelos professores Doutores Carlos Alberto de Salles e Susana Henriques da Costa o grupo “Acesso à Justiça e Litigância Repetitiva”, é um grupo vinculado à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) que tem por objetivo realizar ações que fomentem a pesquisa empírica dentro do direito processual brasileiro em especial envolvendo a temática do acesso à justiça e litigância repetitiva.

O grupo, que faz parte da Rede Internacional de Pesquisa PROCNET – Justiça e Processo Civil contemporâneo e, atualmente, conta com mais de 20 membros, tem como linhas de pesquisa:

a) “Acesso à justiça e litigância repetitiva”;

b)”Processo civil e igualdade: técnicas consensuais e adjudicatórias para construção de igualdade processual e social”.

Com o fim de concretizar seus objetivos principais, pode-se dizer que o grupo tem como principais propostas:

a) Preparar metodologicamente pesquisadores voltados à utilização de pesquisa empírica, e simultaneamente, desenvolver a capacidade de análise crítica do discurso jurídico formal do processo civil. Para esta última proposta, conta-se com o apoio de novas abordagens do fenômeno da litigância advinda de estudos estrangeiros, bem como de bibliografia tradicionalmente veiculadas a outras tradições de pensamento nas ciências humanas, como a sociologia;

b) Contar com o intercâmbio de docentes de outros países, como visitantes e colaboradores;

c) Realizar pesquisa empírica;

d) Publicar os resultados dos trabalhos em periódicos;

e) Realizar produção científica de relevância por meio de livros, artigos, teses, pesquisa empírica;

e) Organizar eventos de grande importância para a comunidade acadêmica;

FAQ

O nosso grupo é vinculado a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo ( USP)

Para entrar no grupo formalmente no grupo de pesquisa é necessário estar vinculado ao Programa de Pós Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) ou ser egresso da mesma faculdade.

A pesquisa empírica é aquela em que o pesquisador busca a comprovação de determinado fenômeno que ocorra no mundo fático e, para tanto, pressupõe a necessidade de realização de experimentos ou observação de determinado contexto para coleta de dados em campo.

Sim, contanto que haja compatibilidade entre os pesquisadores e pesquisas, o nosso grupo está plenamente aberto para parcerias acadêmicas. 

Todos os projetos, eventos e produções do grupo são divulgados nas redes sociais bem como são elencados por meio da aba “publicações” do nosso site.

Nosso grupo de pesquisa, atualmente, possui perfis no Instagram, Facebook e Youtube. O acesso para cada uma dessas plataformas pode ser feito por meio dos links disponíveis na aba “fale conosco” do site.

Criado por: Acesso à Justiça e Recursos Repetitivos, 2021