Pesquisa em Processos Oxidativos Avançados Departamento de Engenharia Química Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
FacebookYoutube

História

Criado em 1982 pelo Prof. Dr. Cláudio Augusto Oller do Nascimento, inicialmente como Laboratório de Simulação e Controle de Processos (LSCP), o Centro de Engenharia de Sistemas Químicos do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP (CESQ/PQI-EPUSP) tem-se dedicado à modelagem, simulação, otimização e controle de processos químicos. O CESQ/PQI-EPUSP caracteriza-se pela diversificação e atualização permanente de suas linhas de pesquisa.

A pesquisa em Processos Oxidativos Avançados (POA) no CESQ/PQI-EPUSP teve início há cerca de quinze anos, inicialmente com o projeto coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Guardani, intitulado “Estudo de Processos Fotoquímicos para Degradação de Efluentes Industriais Orgânicos” (Projeto FAPESP 98/12888-4) e em seguida com o Projeto Temático coordenado pelo Prof. Nascimento, intitulado “Chemical System Engineering” (Projeto FAPESP 01/06657-4). Destaca-se nessa época a intensa colaboração com os grupos de pesquisa liderados pelo Prof. André Braun (Universidade de Karlsruhe, Alemanha), Prof. Frank H. Quina (IQ-USP) e Prof. Osvaldo Chiavone Filho (UFRN) A questão ambiental teve sempre relevância entre os temas de pesquisa do CESQ/PQI-EPUSP, como indica a criação, em 2006, do CEPEMA (Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente) pelo Prof. Nascimento, em Cubatão (SP). A consolidação da pesquisa em POA nos anos seguintes deu-se através dos projetos coordenados pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Silva Costa Teixeira, “Engenharia de Processos Oxidativos Avançados Fotoquímicos Aplicados ao Tratamento de Efluentes” (FAPESP 06/52751-6) e “Desenvolvimento de Processos Solares Híbridos para Tratamento de Efluentes Industriais” (CNPq 475904/2006-0 Universal) e de projetos liderados pelo Prof. Nascimento, entre os quais “Instituto Nacional de Estudos do Meio Ambiente-INCT CEPEMA-USP” (FAPESP 2008/57708-7 e CNPq 703905/2009) e “CEPEMA-Centro Cooperativo em Engenharia Ambiental” (Projeto Temático FAPESP 2013/50218-2).

Nesse contexto, o Grupo AdOx do CESQ/PQI-EPUSP vem diversificando suas atividades e avançando na pesquisa em POA, mantendo cooperação recente com instituições nacionais e internacionais, entre as quais: Departamento de Ingeniería Textil y Papelera, Universitat Politècnica de València (Prof. Antonio Arques, Espanha); Civil, Environmental and Architectural Engineering Department, University of Colorado (Prof. Fernando Rosario Ortiz, EUA); Department of Civil and Environmental Engineering, University of California (Prof. William Cooper, EUA); Departamento de Ingeniería Química Y Química Física, Universidad de Extremadura (Prof. Fernando Beltrán, Espanha); Laboratório de Ensaios Biológicos Ambientais, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Profa. Sueli I. Borrely, Brasil); Centro Internacional de Referência em Reúso de Água, Departamento de Engenharia Ambiental da EPUSP (Prof. José Carlos Mierzwa, Brasil); Universidad de Ingeniería y Tecnología (Profa. Patricia A. Pantoja, Peru); Universidade Federal do ABC (Prof. Sergio Brochsztain); Departamento de Materiais Dentários, Faculdade de Odontologia da USP (Prof. Paulo E. Capel Cardoso).