Educação em Contabilidade da Sustentabilidade: Investigando o potencial de aprendizagem em um processo de decisão multicriterial vivencial sobre a comercialização do Assabí­­ – FAPESP 2006/25123-6

Este projeto tem como objetivo avaliar a eficiência didática de uma atividade de aprendizagem vivencial em equipe no âmbito da Contabilidade da Sustentabilidade. O propósito da pesquisa é ampliar as competências dos estudantes na aplicação de conceitos de desenvolvimento sustentável em processos de decisão de negócios, especialmente, para capacitá-los a lidar com sistemas de informações gerenciais mais abrangentes. O caso trata da decisão de uma grande rede de supermercados brasileira em comercializar a polpa da fruta Assabí (nome fictício), proveniente da Floresta Amazônica no Brasil, como um produto de comércio justo. Em projeto de pesquisa anterior (Relatório FAPESP 2015/09059-3) foi construído um caso fictício similar com base em informações secundárias. Neste projeto será dada maior verossimilhança ao contexto brasileiro com informações que serão validadas por stakeholders envolvidos na decisão. Serão coletadas informações primárias provenientes de comunidades reais no Estado do Pará que vivem da colheita do Açaí; de grandes redes de supermercados no Brasil e de bancos de desenvolvimento e instituições financeiras brasileiras. Serão definidas alternativas para o negócio a partir da combinação de técnicas de manejo florestal com a aplicação de diferentes níveis de tecnologia. Serão definidos indicadores relacionados com o desempenho econômico e financeiro e com os impactos sociais e ambientais provenientes de cada alternativa. O modelo multicriterial de apoio à decisão (MCDA) será utilizado, como uma estratégia de resolução de problemas, para auxiliar a estruturação de um processo decisório simulado. Para elaboração do caso a metodologia consiste de entrevistas e coleta de dados. Para a simulação da decisão será realizado um teste de campo com a participação de alunos de cursos de graduação em Ciências Contábeis no Brasil. A educação é o processo essencial de transformação que pode promover mudanças nos conhecimentos, atitudes e habilidades em direção à sustentabilidade. Nesse sentido, grupos de estudantes vão representar as preferências de cada equipe de stakeholder em uma atividade vivencial simulada, na qual serão expostos a níveis diferenciados de informações em três iterações: a) informações gerais; b) informações específicas e; c) informações compartilhadas. Serão analisadas as mudanças de preferências dos grupos em cada iteração, buscando-se avaliar a eficiência do aprendizado vivencial em equipes para aproximar as preferências dos grupos, bem como, a contribuição da atividade para gerar aprendizado para o desenvolvimento sustentável. O projeto inclui a produção de um Simulador que será usado para coletar as preferências dos grupos e mostrar os resultados das suas decisões em cada iteração, constituindo assim, um instrumento de facilitação para a aplicação da atividade e para avaliação do aprendizado em diversos ambientes de aprendizagem. Também, o aparato didático possibilitará, em desenvolvimentos futuros, a replicação do teste com a participação de estudantes de diferentes níveis de escolaridade; profissionais de contabilidade, bem como, executivos e funcionários de empresas em geral.

Participantes

Pesquisador Responsável: Solange Garcia dos Reis
Pesquisadores associados: Luiz Antonio Titton, Maria Lúcia Bahia Lopes e Adriana Maria Procópio de Araujo
Bolsista: Rafael Arantes