SOBRE O ATLAS SANCA
O QUE É O ATLAS SANCA?
Este é um espaço virtual dinâmico que busca difundir as informações contidas no Atlas histórico e socioambiental das regiões hidrográficas de São Carlos/SP, disponibilizando informações e materiais e apresentando projetos que visam a construção de ideias e práticas sustentáveis em relação aos recursos naturais e problemas socioambientais.
EQUIPE DO ATLAS
A sua elaboração contou com uma equipe multidisciplinar formada por professores, alunos de graduação, pós-doutorandos e especialistas da UFSCar e do CDCC/USP, das áreas de Ensino de Ciências e Biologia, História, Paleontologia, Botânica, Engenharia Ambiental, Design Gráfico, Zoologia, Educação Ambiental, Pedagogia e Ecologia.
METAS
Produzir materiais para divulgação científica e tecnológica sobre a utilização de recursos hídricos, com enfoque em bacias hidrográficas como unidade de ensino, pesquisa e extensão, visando a formação de uma cidadania ambiental referente ao consumo e a gestão sustentável dos recursos hídricos. Conheça os materiais disponíveis!
O QUE SÃO BACIAS HIDROGRÁFICAS?
Tudo sobre a origem e formação geológica da região, biodiversidade, recursos hídricos e história da ocupação urbana a partir de suas microbacias hidrográficas. O Atlas traz uma perspectiva multidisciplinar tornando acessível o estudo de cada elemento do território. Nesse website, além do Atlas, encontram-se materiais complementares como mapas do município, fotos, documentos históricos, legislações, artigos, banners da exposição “São Carlos por suas bacias”, arquivos das sub-bacias hidrográficas de São Carlos, as principais microbacias da área urbana compatíveis para prototipagem em processo FDM (processo de impressão 3D), e muitos outros.
o que buscamos?
Dessa forma, procuramos contemplar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas – ODS/ONU, em particular: (3) Saúde e Bem-Estar; (4) Educação de Qualidade; (6) Água Potável e Saneamento; (7) Energia Limpa e Acessível; (11) Cidades e Comunidades Sustentáveis; (12) Consumo e Produção Responsáveis; (13) Ação contra a Mudança Global do Clima; (14) Vida na Água; (15) Vida Terrestre; (16) Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
de geração em geração
O Atlas também é um resgate da história contada de geração para geração. Nós acreditamos no poder desta troca, por isso, adotamos a metodologia da História Oral para produção de saberes da comunidade acerca da fisionomia da paisagem no entorno das microbacias.
Durante o desenvolvimento do projeto foram identificados e entrevistados 20 depoentes, os mais antigos moradores das sub-bacias do Rio do Quilombo, Ribeirão das Araras e do Rio do Monjolinho.