PROCEDIMENTOS PARA O
DEPÓSITO DIGITAL DA TESE / DISSERTAÇÃO
ATENÇÃO: Ressaltamos a importância da realização do depósito com ANTECEDÊNCIA, pois se houver algo errado, o depósito será devolvido para ajustes e é preciso ter tempo para as devidas correções. O aluno só poderá realizar essas correções se estiver DENTRO do prazo máximo para depósito. Se o aluno não realizar os ajustes dentro do prazo regimental, O DEPÓSITO E O TRABALHO SERÃO INVALIDADOS.
INSTRUÇÕES – passo a passo:
O envio da sugestão de banca, bem como a realização do depósito digital no Janus, deve ser realizado observando-se o calendário de reuniões da CCP e CPG, conforme instruções abaixo:
Enviar a Sugestão de Banca para aprovação na reunião da CCP/BioS: até às 15h00 da data de fechamento de pauta da reunião CCP/BioS, o aluno deverá enviar por email para a secretaria do Programa ppg.biosistemas@usp.br o formulário de Composição de Comissão Julgadora preenchido.
A banca será aprovada na reunião da CCP/BioS e, em seguida, será devolvida pela secretaria ao aluno e ao orientador para ser anexada, junto aos demais documentos, no depósito online do Sistemas Janus.
Depósito Digital no Janus: De posse da banca aprovada, até às 15h00 da data de fechamento de pauta da reunião da CPG/ICB, o aluno deverá realizar o depósito digital no Sistema Janus através do Menu > Aluno regular > Depósito. Seguir o passo a passo no preenchimento, conforme explicações no Manual Depósito – Visão do aluno e Orientações da CPG/ICB.
- IMPORTANTE:
1- TURNITIN – todas as teses e dissertações deverão ser verificadas com ferramentas anti-plágio. Verifique aqui as instruções para uso da plataforma Turnitin.
2- ASSINATURAS: os documentos a serem depositados, que contém campo para assinatura do orientador e/ou aluno, devem ser assinados, exclusivamente, pelo gov.br ou usp assina. Não serão aceitas assinaturas digitalizadas.
Assim que o aluno fizer o depósito no Sistemas Janus, deve enviar para ppg.biosistemas@usp.br o(s) pdf(s) da tese/dissertação integral e parcial (se for o caso). Após esses procedimentos, os documentos serão analisados e homologados pelo Serviço de Pós-Graduação do ICB e, caso haja algum documento em desacordo, o aluno receberá e-mail solicitando a correção, por isso é importante que não faça o depósito na última data do seu prazo no Janus. Da mesma forma, se a secretaria do Programa não receber os arquivos da tese/dissertação não poderá inserir no Sistema os nomes dos membros da banca para finalizar todo o processo de depósito.
A banca será aprovada na reunião da CPG/ICB e a defesa poderá ser realizada entre 15 (prazo mínimo) e 90 dias (prazo máximo) após esta reunião.
INSTRUÇÕES GERAIS:
O aluno deve procurar a Secretaria do Programa se tiver dúvida sobre a qual regimento pertence, quais datas deve seguir para aprovação da sugestão de banca, sobre o depósito, se as indicações de membros da banca estão de acordo com as regras, etc.
Data de Defesa: poderá ser realizada de 15 a 90 dias após a data de aprovação na reunião da CPG/ICB.
Tempo de Apresentação da Defesa: O tempo para apresentação da defesa de tese/dissertação é de no máximo 30 minutos, não havendo tempo mínimo.
Versão parcial: A tese/dissertação será disponibilizada na Biblioteca Digital da USP. Caso o aluno tenha dados não publicados, que não queira disponibilizar publicamente por um tempo limitado (2 anos), pode-se disponibilizar a versão parcial da Tese/dissertação. Esta é a versão que carece de figuras ou resultados que possam entrar em conflito de copyright com futuras publicações (deve conter página de rosto, resumo, abstract, introdução, conclusão e referências, sem indicação de paginação). Em hipótese alguma deve-se entregar a tese/dissertação PARCIAL para a Comissão Julgadora.
Correção da tese/dissertação: O prazo de 60 dias para correção da tese/dissertação após a defesa refere-se ao tempo para correção de aspectos de formato (apenas!) indicados pela banca – nada pode ser modificado em conteúdo.