INSTITUCIONAL

Quem Somos?

O Centro de Pesquisa em Biologia de Bactérias e Bacteriófagos, CEPID B3, é uma extensa rede de pesquisa que visa investigar mecanismos moleculares de suma importância para o entendimento da replicação bacteriana, do comportamento multicelular, de competição e colonização, bem como as interações com seus hospedeiros eucarióticos e seus principais predadores, os bacteriófagos. A rede é formada por mais de 160 pesquisadores de três universidades paulistas que estão distribuídos por quatro cidades do estado: São Paulo (IQ-USP, ICB-USP), Campinas (IB-UNICAMP, IAC), Ribeirão Preto (FCFRP-USP, FMRP-USP) e Rio Claro (UNESP).

Análise de bactérias - Foto: Cecília Bastos

Como o CEPID B3 atua?

As pesquisas do CEPID B3 são realizadas em nível molecular. Trata-se de um projeto de pesquisa básica, ou seja, com potencial para gerar aplicações a longo prazo. Os estudos envolvem espécies bacterianas modelo com diferentes estilos de vida e de ambientes distintos (solo, água, hospedeiros humanos e vegetais), incluindo as espécies Pseudomonas aeruginosa, Xanthomonas citri, Stenotrophomonas maltophilia, Salmonella enterica, Chromobacterium violaceum, Escherichia coli, Caulobacter crescentus, Leptospira interrogans, Bacillus subtilis, Staphylococcus aureus e Mycobacterium tuberculosis. Estimulamos a interação entre os grupos de pesquisa com conhecimentos complementares e excelência comprovada nesses campos. Os esforços de colaboração serão estendidos para promover pesquisas que visem o desenvolvimento de novas estratégias de controle de amplo espectro do crescimento bacteriano ou que interfiram em processos bacterianos específicos.

Foto: Cecília Bastos

Coordenação

Shaker Chuck Farah – Instituto de Química, USP (Diretor responsável)

Aline Maria da Silva – Instituto de Química, USP (Vice-diretora)

Beny Spira – Instituto de Ciências Biomédicas, USP (Coordenador de Educação e Divulgação Científica)

Frederico Gueiros Filho – Instituto de Química, USP (Coordenador de Inovação)

Financiamento

O CEPID B3 é vinculado ao programa de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) desde 2023.