Site da USP
Fale conoscoTwitter
\ Universidade de São Paulo - Sites > CHOICES > Publicações > Artigos em revistas > Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma exposição científica internacional: o “Túnel da Ciência 3.0” no Brasil

Bruno Rafael Santos de Cerqueira, João Gabriel Genova, Alessandra Fernandes Bizerra

RESUMO

Analisamos como uma exposição científica internacional explora as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, utilizando como referenciais a educação com enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS), e a comunicação pública da ciência. São problematizados episódios das visitas escolares em que surgem aspectos CTS,analisamosos elementos expositivos e o discurso do mediador envolvido. Para classificação foi utilizado o referencial de atributos CTS em museus (CONTIER, 2009). Predomina na exposição o atributo ligado às aplicações tecnológicas e os fenômenos na vida cotidiana, ou seja, dimensões dos debates externos à ciência. Destaca-se a importância do papel do mediador na abordagem de atributos relacionados a debates internos da ciência e até mesmo de natureza histórica ou filosófica.

Artigo publicado em: CERQUEIRA, B. R. S. ; GENOVA, J. G. ; BIZERRA, A. F. . CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM UMA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL: O “TÚNEL DA CIÊNCIA 3.0” NO BRASIL. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 992-1003, 2014.

Para fazer o download do arquivo clique aqui: R0761-1 – Bruno