Site da USP
Fale conoscoTwitter
\ Universidade de São Paulo - Sites > CHOICES > Publicações > Artigos em revistas > Estação Biologia (IB/USP): Indícios de uma Comunidade de Prática

Estação Biologia (IB/USP): Indícios de uma Comunidade de Prática

Luana Biasutti, Alessandra Fernandes Bizerra

Resumo

Esse artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado, cujo primeiro objetivo foi analisar se mediadores da Estação Biologia, um programa de Extensão Universitária do Instituto de Biociências/USP, podem ser considerados como membros constituintes de uma Comunidade de Prática, tendo-se como elementos indicativos o engajamento mútuo, o empreendimento conjunto e o repertório compartilhado. Para isso, foram feitas entrevistas semiestruturadas com mediadores, registro audiovisual e observações diretas de visitas e outras atividades. Os resultados apontam para fortes indícios da caracterização da Estação Biologia como uma Comunidade de Prática, pois foram encontrados trechos nas falas dos mediadores e situações nas visitas observadas que evidenciam os três componentes básicos supracitados.

Artigo publicado em: BIASUTTI, L. ; BIZERRA, A. F. . Estação Biologia (IB/USP): Indícios de uma Comunidade de Prática. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 4890-4900, 2014.

Para fazer o download do arquivo clique aqui: R0796-1 – Luana