Site da USP
Fale conoscoTwitter
\ Universidade de São Paulo - Sites > CHOICES > Publicações > Artigos em revistas > Aspectos da Conservação Ambiental a partir do olhar do público e da instituição instituição: o caso de um zoológico brasileiro

Hélen Akemi de Queiróz Nomura, Alessandra Fernandes Bizerra

Resumo

Com a atual crise ambiental, a conservação da biodiversidade tem se tornado um tema constante em instituições como os zoológicos. Dada à relevância da temática, procurou-se levantar aspectos das concepções sobre “conservação” a partir de entrevistas com o público visitante e um organizador de uma bioexposição mantida por um zoológico brasileiro. Com a análise pode-se afirmar que, embora o organizador apresente mais elementos envolvidos em seu entendimento sobre a conservação ambiental, isso não apareceu claramente na bioexposição e nem no discurso dos visitantes. A conservação é abordada apenas a partir de aspectos ecológicos e biológicos, porém, acredita-se que uma perspectiva mais complexa sobre o tema seja importante para uma reflexão mais contextualizada do público visitante.

Artigo publicado em: NOMURA, H. A. Q. ; BIZERRA, A. F. . ASPECTOS DA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO OLHAR DO PÚBLICO E DA INSTITUIÇÃO: O CASO DE UM ZOOLÓGICO BRASILEIRO. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 2851-2859, 2014.

Para fazer o download do arquivo clique aqui: R0887-2 – Helen