“Conversas de aprendizagem” em zoológicos e suas relações com a conservação da biodiversidade“Conversas de aprendizagem” em zoológicos e suas relações com a conservação da biodiversidade
“Conversas de aprendizagem” em zoológicos e suas relações com a conservação da biodiversidade
Hélen Akemi de Queiróz Nomura, Alessandra Fernandes Bizerra
Resumo
Na busca por atender às necessidades sociais e aspectos culturais de cada época, os zoológicos sofreram grandes mudanças até se estabelecerem como Centros de Conservação, no século XXI. Atualmente, essas instituições desenvolvem diversas ações educativas preocupadas em promover a conservação da biodiversidade. Neste contexto, realizamos uma pesquisa qualitativa sob uma perspectiva sociocultural à procura de “evidências de aprendizagem” nesses espaços a partir da análise das visitas de grupos familiares à uma exposição de répteis e anfíbios em um zoológico paulista. Os resultados mostram uma prevalência de conversas perceptivas seguidas pelas afetivas, conceituais, conectivas e estratégicas. Entretanto, quando se trata da educação para a conservação, é imprescindível que os zoológicos estimulem mais conversas de aprendizagem afetivas, conceituais e conectivas. Tais dados ressaltam o desafio enfrentados pelos zoológicos na busca por atender seus objetivos em prol da conservação das espécies.
Trabalho apresentado no: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC
Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de Novembro de 2015
Para fazer o download do trabalho clique aqui:R1258-1 Helen