Site da USP
Fale conoscoTwitter
\ Universidade de São Paulo - Sites > CHOICES > Publicações > Publicações em congressos > Os diálogos da Estação Biologia: conversas de aprendizagem em espaços não-formais de educação

Marcelo Kei Sato, Carolina de Athayde Mendonça, Alessandra Fernandes Bizerra

Resumo

O objetivo do trabalho em questão foi analisar com que frequência aparecem as diferentes categorias de conversas de aprendizagem proposta por Allen (2002) em falas de visitantes da Estação Biologia (EB). Para essa pesquisa, foram analisadas duas visitas de alunos de 9 e 10 anos em que a atividade “Trilha da Biodiversidade” foi aplicada. Optou-se por usar a EB como local de coleta devido à formação e autonomia de seus monitores. Observou-se que houve uma grande frequência de conversas conceituais e conectivas em relação a outros estudos em espaços não-formais de educação, o que pode ser consequência das interações entre visitantes e monitores. Acredita-se que futuras análises das falas de monitores serão mais reveladoras acerca de processos de aprendizagem ocorridos na EB.

Trabalho apresentado no: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC

Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de novembro de 2015

Para fazer o download do trabalho clique aqui: R1399-1 – Marcelo