Site da USP
Fale conoscoTwitter
\ Universidade de São Paulo - Sites > CHOICES > Publicações > Publicações em congressos > Elementos promotores de tensão no ensino/aprendizagem de evolução em museus de ciências

Elementos promotores de tensão no ensino/aprendizagem de evolução em museus de ciências

Elementos promotores de tensão no ensino/aprendizagem de evolução em museus de ciências

Adriana Aparecida Andrade Chagas. Alessandra Fernandes Bizerra

Resumo

Frente a reconhecida importância do ensino de evolução, pesquisas nesse âmbito têm extrapolado os ambientes formais de educação. Este trabalho tem como objetivo iniciar o levantamento de elementos promotores de tensão e suas possíveis influências no processo de ensino/aprendizagem em museus de ciências brasileiros, buscando compreender seu potencial para otimizar ou inibir tal processo. Foram analisadas as transcrições de duas visitas mediadas de público familiar, à exposição “Do Macaco ao Homem”, instalada no Catavento Cultural e Educacional, no centro da cidade de São Paulo. A análise correspondeu à categorização baseada nos obstáculos levantados pela literatura ao ensino de evolução em ambientes formais e não formais de educação, bem como de elementos observados a partir dos dados coletados. A partir da categorização, foi possível observar o surgimento de tensões e, principalmente, indícios de como estas podem tanto inibir quanto otimizar a aprendizagem durante a visitação.

Trabalho apresentado no: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC

Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de Novembro de 2015

Para fazer o download clique aqui: R0351-1 – Adriana