Caracterização da Atividade Dominante em evento de Divulgação Científica
Caracterização da Atividade Dominante em evento de Divulgação Científica
Iara Grotz Moreira de Vasconcellos, Alessandra Fernandes Bizerra
Resumo
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento anual que busca mobilizar a população para temas da Ciência e Tecnologia. Desde sua primeira edição, em 2004, a Universidade de São Paulo promove um processo de Divulgação Científica por meio, entre outras, de ações de extensão das pesquisas realizadas na mesma. Apesar de, atualmente, o modelo “feira de ciências” estar consolidado como evento anual da universidade, pouco se conhece além do número de visitantes, escolas e ações oferecidas pelos museus e institutos. O presente trabalho busca investigar como ocorrem os processos de elaboração, execução e como os públicos interagem no evento. A pesquisa de natureza qualitativa conta com o suporte teórico da Teoria da Atividade, referencial que permite leitura complexa do fenômeno estudado. A análise dos dados permitiu a construção do modelo da Atividade dominante do evento, ou seja, de uma Atividade comum a todos os sujeitos envolvidos na feira.
Trabalho apresentado em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC
Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de Novembro de 2015
Para acessar o trabalho clique aqui:R1317-1 – Iara