Site da USP
Fale conoscoTwitter
\ Universidade de São Paulo - Sites > CHOICES > Publicações > Publicações em congressos > A atividade do mediador em uma exposição científica: Um olhar para as contradições

Bruno Rafael Santos de Cerqueira, Ana Luíza Cerqueira das Neves, Alessandra Fernandes Bizerra

Resumo

Nesse trabalho, pretendemos voltar o nosso olhar para o mediador de exposições científicas, explorando as ideias da Teoria da Atividade. Temos como objetivos discutir as contradições internas da atividade desse sujeito, manifestadas a partir de tensões, e como elas operam durante a atuação do profissional. Foi escolhida a exposição científica internacional “Túnel da Ciência 3.0”, a coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas e observações de campo. São apresentados os resultados referentes a uma mediadora, tendo as categorias de manifestações discursivas como base para levantar as tensões e contradições na atividade. Identificamos, a partir do discurso, alguns “conflitos”, “dilemas” e “double binds”. Concluímos que foi ao longo da sua atuação que a mediadora entrou em uma atividade voltada para o seu desenvolvimento profissional como mediadora, ressaltamos a importância da reflexão durante a prática para o redirecionamento da atividade.

Trabalho apresentado em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC

Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de Novembro de 2015

Download do arquivo aqui:R1448-1 – Bruno