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Presença das Tecnologias da Informação e Comunicação na Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da USP – Barbara Ladeira

Presença das Tecnologias da Informação e Comunicação na Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da USP – Barbara Brisa Ladeira da Silva

A Deliberação CEE n° 11/2012[1] do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo estabelece que a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como recurso pedagógico deverá ser parte integrante da estrutura curricular dos Cursos de Pedagogia, Licenciatura e Normal Superior. Como consequência de tal disposição, ao oferecer os cursos acima indicados os estabelecimentos de ensino superior vinculados ao sistema estadual de São Paulo devem incluir em seus currículos oportunidades para que os graduandos tomem contato com as referidas tecnologias, de forma a que os futuros docentes desenvolvam as habilidades necessárias a fazer uso das TICs durante o desempenho de suas atividades profissionais.

O objetivo da pesquisa é compreender em que medida a questão acima é contemplada pelo currículo da Licenciatura em Ciências Biológicas oferecida pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IBUSP). Utilizando a Teoria da Atividade como referencial teórico para a análise, a pesquisa empregará as abordagens qualitativa (na análise de entrevistas conduzidas com docentes do referido Instituto) e quantitativa (na análise estatística dos resultados de survey a ser respondido pelo corpo docente do IBUSP). Com isso, espera-se produzir um mapeamento quanto à presença das TICs na Licenciatura oferecida pelo IBUSP, de forma a contribuir com a permanente reflexão acerca da adequação do currículo às necessidades dos profissionais em formação.

[1] A referida Deliberação dispõe acerca das diretrizes curriculares complementares para a formação de docentes para a Educação Básica.