Site da USP
Fale conoscoTwitter
\ Universidade de São Paulo - Sites > CHOICES > Pesquisas > Doutorado > A aprendizagem sobre invasões biológicas através da prática social consciente: contribuições da Teoria de Comunidades de Prática e Filosofia da Práxis – Rafael Kauano

A aprendizagem sobre invasões biológicas através da prática social consciente: contribuições da Teoria de Comunidades de Prática e Filosofia da Práxis – Rafael Vitame Kauano

Estudante do Programa Interunidades em Ensino de Ciências

O projeto que segue propõe o estudo sobre o que é aprender quando falamos de invasões biológicas e seus impactos sociais e econômicos. Para isto, foi escolhido como objeto de estudo o Projeto Coral Sol. Tendo como hipótese que o processo de aprendizagem sobre invasão biológica pode ser uma atividade coletiva pela qual diferentes atores norteiam o rumo de sua realidade em uma prática conjunta. Será procurado nas proposições das Comunidades de Prática, elaboradas pelos pesquisadores Jean Lave e Ettiene Wenger, o valor da aprendizagem como fruto de uma atividade prática social. Além disso, ao se considerar a aprendizagem por meio da prática social, torna-se necessária  uma análise profunda do que é a prática em seus significados filosóficos. Para isto, é na Filosofia da Práxis que novos apontamentos da teoria social escolhida serão buscados. Sob este olhar teórico, o conceito de invasões biológicas, suas significações e a prática dos sujeitos em torno da questão serão estudados com o desejo de se apontar atributos de práxis educativas em ambientes de educação não formal com potencial de transformar cidadãos e cidadãs em atores ativos em seu contexto, hábeis para resolução de problemas e transformação do mundo em que estão inseridos.