Site da USP
Fale conoscoTwitter
\ Universidade de São Paulo - Sites > CHOICES > Pesquisas > Doutorado > Manifestações discursivas de contradições: análise de uma exposição científica internacional no Brasil pela perspectiva histórico-cultural – Bruno Cerqueira

Manifestações discursivas de contradições: análise de uma exposição científica internacional no Brasil pela perspectiva histórico-cultural – Bruno Rafael Santos de Cerqueira

Estudante do Programa Interunidades de Ensino de Ciências

Este estudo compreende uma investigação sobre a exposição científica internacional “Túnel da Ciência 3.0”, desenvolvida pelo Instituto Max Planck. A principal questão desta pesquisa é compreender como se deram as negociações entre diferentes sujeitos envolvidos na elaboração e viabilização dessa exposição científica de itinerância internacional ao ser exposta no Brasil. Os fundamentos teórico-metodológicos estão baseados na Perspectiva Histórico-Cultural e na Teoria da Atividade. A coleta de dados teve como objetivo levantar informações relativas aos processos de percepção do público brasileiro e dos sujeitos envolvidos na itinerância, bem como à construção do discurso expositivo. As técnicas de levantamentos de dados utilizadas foram: notas de campo, entrevistas semiestruturadas com organizadores, mediadores e visitantes, além da gravação em áudio e vídeo das visitas e a análise de documentos. A sistematização e análise dos dados estão sendo realizada de forma a identificar a dinâmica da viabilização da exposição e as contradições internas desse processo, tendo como base as manifestações discursivas de contradições. Espera-se identificar sistemas de atividades e analisar formas de organização e interação entre eles. Focando-se em sistemas de significação da exposição, é possível apontar, nos discursos expostos e dos sujeitos entrevistados, as possíveis contradições, tensões e modificações nos sistemas. Com isso, pretende-se sugerir elementos centrais a serem considerados nos processos de adaptação de grandes exposições internacionais, tão frequentes no contexto brasileiro atual de comunicação da ciência.