Há algum tempo, foram encontrados menos de dez escorpiões em diferentes pontos do campus da EACH USP, o que gerou um alerta por parte da Prefeitura do Campus da Capital Leste, do Prof. Dr. Rodrigo Hirata Willemart e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Diante da situação, foram promovidas ações educativas para conscientizar a comunidade acadêmica sobre o tema.
Como parte dessas iniciativas, os cipeiros Antonio Carlos de Oliveira Macedo, Isa Silva Souza dos Anjos, Renato dos Santos Rodrigues e Sabrina de Oliveira Lima participaram de uma atividade conduzida pelo Prof. Hirata e pelo grupo de pesquisa do LESCA – Laboratório de Ecologia Sensorial e Comportamento de Aracnídeos, com foco nos escorpiões, seus comportamentos e os cuidados que devemos ter com esses animais.
O evento foi realizado inteiramente no laboratório e começou com uma apresentação teórica sobre os escorpiões, seus hábitos, formas de prevenção e os procedimentos adequados em caso de acidente. Na sequência, os participantes puderam acompanhar diversas dinâmicas, como a visualização dos escorpiões em microscópios, a observação do momento em que eram alimentados e uma demonstração prática em um ambiente escuro preparado com luz ultravioleta, que permitiu ver como os escorpiões brilham sob esse tipo de iluminação.
Um dos destaques foi a participação ativa do cipeiro Renato dos Santos Rodrigues, que colaborou diretamente com a apresentação, auxiliando nas explicações e na condução das atividades práticas.
A iniciativa foi promovida pela Prefeitura do Campus da Capital Leste (USP) e contou com a presença das secretarias das prefeituras de outros campi da Universidade de São Paulo, promovendo a troca de conhecimentos e o fortalecimento das ações de prevenção em toda a universidade.
A CIPA parabeniza a iniciativa reforça a importância da informação e do preparo diante da presença desses animais e orienta que, em caso de acidente com escorpião, a pessoa deve lavar o local da picada com água e sabão, aplicar uma compressa morna e procurar imediatamente um serviço de saúde.
Veja mais informações no site do Instituto Butantan.
Consulte orientações e procedimentos sobre prevenção e controle de escorpiões no site da CIPA.