Aula de Climatologia na Especialização em Educação Ambiental da USP

No dia 11 de julho de 2018, a Especialização em Educação Ambiental do CRHEA USP, recebeu um módulo de Climatologia Aplicada, como parte das atividades curriculares do curso Latu Senso.

A aula foi dividida em duas partes. A primeira, teórica, ilustrou os principais fatores da gênese do clima terrestre e os principais mecanismos da circulação geral da atmosfera. Foram apresentados os conceitos sobre variabilidade e mudança do clima, massas de ar na América do Sul, escalas geográficas em climatologia e tópicos em clima urbano.

Na segunda parte da aula os alunos do curso de Especialização visitaram a Estação Climatológica da Campus 1 da USP São Carlos a fim de conhecer os aparelhos e sensores de leitura dos elementos meteorológicos. Em seguida, responderam um questionário sobre conforto térmico momentâneo, expostos ao Sol e cobertos à sombra. Os alunos conheceram a pesquisa de desempenho térmico em ambiente construído nas células de teste, sob coordenação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU USP).

Finalmente, os integrantes do Núcleo de Climatologia Aplicada ao Meio Ambiente apresentaram as pesquisas de mestrado e doutorado aos alunos da Especialização.

Confira as fotos a seguir.