Pesquisadores lançam podcast sobre climatologia

Pesquisadores da Universidade de São Paulo – Campus São Carlos, elaboraram um material de divulgação científica em formato de podcast sobre Climatologia.O conteúdo fez parte da disciplina de pós-graduação SEA-5916 Introdução ao Estudo Dinâmico do Clima: Generalidades e Especificidades, ministrada remotamente pelo Prof. Dr. Gustavo Zen de Figueiredo Neves, no segundo semestre de 2020.

Neves é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, e conta que “foram elaborados oito temas sobre o estudo do clima, de modo que o enredo desenvolvido pudesse construir uma linha de raciocínio lógica e de fácil compreensão para acadêmicos, estudantes e interessados sobre o tema“.

A climatologia é uma área do conhecimento bastante ampla e os temas escolhidos foram apresentados por pesquisadores de mestrado e doutorado que cursaram a disciplina oferecida pelo Professor Neves.

No primeiro episódio, os assuntos discutidos foram: A história da climatologia; Saberes populares e científicos em climatologia e, A influência do clima na agricultura*.

Ouça o primeiro episódio do podcast de Estudos Climáticos (32min):

Em seguida, os assuntos abordados no segundo episódio foram: Climatologia geográfica; A dinâmica das chuvas e estudos no Brasil; O clima urbano; O fenômeno das ilhas de calor e, para finalizar, uma breve reflexão sobre a variabilidade do clima no Planeta Terra e suas escalas de interferência.

Ouça o segundo episódio do podcast de Estudos Climáticos (52min):

Você pode ouvir os podcasts nas seguintes plataformas:

Anchor: https://anchor.fm/climatologiausp

Spotify: https://open.spotify.com/show/4uIH1eAWGIWdHpKiCzMQvZ?si=_y8hhaUXQcaCONvHKeOdSg

O intuito desta proposta foi elaborar um material de divulgação científica de maneira objetiva, sem desconsiderar as particularidades e convergências entre as diversas formas de conhecimento da climatologia“, conclui o Professor Neves.

Neves é um dos organizadores do livro Climatologia Dinâmica: conceitos, técnicas e aplicações, publicado em 2020, pela Editora RiMA. A coletânea de artigos e ensaios sobre a climatologia está disponível gratuitamente pelo endereço: https://sites.usp.br/climatologia/publicacoes/livro-climatologia-dinamica/.

Os pesquisadores que colaboraram na produção do podcast e os respectivos temas, foram:

Mayra Barros – A história da climatologia.
Renan de Souza Dias – Saberes populares e científicos em climatologia .
Bryan Edgard Jorge Ninasivincha – A influência do clima na agricultura (em Espanhol).
Cássia Cortes Valadão – Climatologia geográfica.
Matheus Lima de Andrade – A dinâmica das chuvas e estudos no Brasil.
Matheus de Souza Sant’Anna Fogliatto – O clima urbano.
Camila Bermond Ruezzene – O fenômeno das ilhas de calor.
Gustavo Zen de Figueiredo Neves – Variabilidade e escalas do clima.

As referências bibliográficas utilizadas para a elaboração dos podcasts estão disponíveis AQUI (83 downloads ) .

*Podcast produzido em espanhol.