
Novos olhares sobre a literatura brasileira do século XX
Difusão da pesquisa de pós-doutorado vinculada ao programa de pós-graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da USP e apoiado pela FAPESP.
O site, como uma ferramenta de inovação, visa promover circulações científicas através da difusão das elaborações críticas realizadas pela escritora Ana Cristina Cesar em torno das leituras de críticos brasileiros atuantes no século XX, como Mário de Andrade e Antonio Candido.
Conheça as pessoas envolvidas na realização desse projeto:
Pesquisadora responsável pela criação, concepção e execução do projeto Conexões Críticas de Ana Cristina Cesar – Pós-Doutoranda na FFLCH-USP, com estágio na UFR d’Études Ibériques et Latino-Américaines da Sorbonne Université. Jornalista, mestra em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS e doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP, investiga a obra de Ana Cristina Cesar desde 2013.
Professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP desde 1998. Organizou o livro Antigos e soltos: poemas e prosas da pasta rosa (IMS, 2008), com inéditos de Ana Cristina Cesar e editou, com Álvaro Faleiros e Roberto Zular, a coletânea Sereia de papel: visões de Ana Cristina Cesar (EdUERJ, 2015). Publicou, em 2021, a pesquisa Poesia em risco: Itinerários para aportar nos anos 1970 e além (Editora 34, 2021).
Directeur da l’UFR d’Études Ibériques et Latino-Américaines na Sorbonne Université e professor de sessão de études lusophones. Desenvolveu a tese Intertextualidade e transferências (Brasil, Estados Unidos e Europa): reescritas da modernidade poética na obra de Ana Cristina Cesar (Université de Paris X – Nanterre, 2007) e traduziu Luvas de Pelica e outros poemas de Cesar para o francês (Chandeigne, 2005).
Mestrando em Teoria e História Literária na UNICAMP, no qual pesquisa a obra da Ana Cristina Cesar. Habilitado em Letras-Português-Literaturas pela UFRJ.
Mestranda no Programa de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP, com a pesquisa Humor, ironia e resistência na poesia de autoria feminina à volta dos anos 1970. Graduada em Letras Português-Francês na USP e em Ciências Políticas no Institut d’Études Politiques de Paris.