Teorias e práticas do arquivo na Unirio

Como parte da circulação e da divulgação científica do Conexões Críticas, no último dia 5 de setembro, o Grupo de Pesquisa “Teorias e práticas do arquivo: invenções, reapropriações e insurgências” (CNPQ-Unirio), sediado na Escola de Letras da Unirio, promoveu a palestra “Conexões críticas de Ana Cristina Cesar: novos olhares sobre a literatura brasileira do século XX”, ministrada pela pesquisadora de pós-doutorado Raquel Machado Galvão (FFLCH/USP/ FAPESP).

O convite para compartilhar o processo de execução da pesquisa partiu da professora Masé Lemos, cujo interesse e foco de pesquisa circundam a literatura dos anos 1970. A apresentação abordou as metodologias envolvidas nas investigações em torno dos arquivos de Ana Cristina Cesar, com foco nas leituras da escritora sobre os críticos brasileiros Mário de Andrade (1893 – 1945) e Antonio Candido (1918 – 2017).

O evento foi uma oportunidade de expor como as relações de aproximações e embates críticos aparecem em notas, grifos e desenhos identificados na marginália dos livros da biblioteca da escritora. Registros que são mobilizados para tecer reflexões sobre as tendências e rumos da crítica literária brasileira a partir dos anos 1970.

Compartilhe: