Com a crescente preocupação com incidentes de segurança e vazamento de dados no Brasil e no mundo, a área de cibersegurança vem ganhando destaque, com diversas possibilidades de atuação. Para quem está ingressando nesse universo, porém, nem sempre é fácil encontrar vagas voltadas a um perfil mais junior, uma barreira que acaba desmotivando alguns estudantes procurando oportunidades na área.
O resultado costuma ser bastante negativo: alunos com perfil para cibersegurança acabam percorrendo caminhos mais “fáceis”, enquanto empresas que precisam desses profissionais não conseguem atraí-los. Ao menos na USP, isso não impede a construção de uma carreira sólida na área de cibersegurança: temos laboratórios que, em cooperação com empresas ou entidades públicas, costumam ter vagas de estágio e iniciação científica na área (em especial, veja o Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores — www.larc.usp.br). Entretanto, como o estágio fora da academia é também importante do currículo, faz sentido auxiliarmos esse contato entre estudantes e empresas.
O objetivo desta página é, assim, listar algumas empresas que atuam na área de cibersegurança e têm ofertas regulares de vagas em vários níveis, inclusive para iniciantes. Se sua empresa tem essas características, fique à vontade para entrar em contato solicitando sua inclusão aqui: o único requisito é que exista uma página fixa com essas oportunidades, que possa ser referenciada; idealmente, envie também um texto curto que descreve a empresa e a sua visão sobre estágios, de modo similar às outras entradas presentes na página.
Importante: não se tem aqui qualquer pretensão de prover uma lista “completa”, nem de referenciar as “principais empresas” ou as “melhores empresas” do setor de cibersegurança. Logo, a presença ou ausência nessa lista não configura qualquer tipo de endosso ou desaprovação de uma empresa.