Site da USP
FacebookInstagramYoutube
\ Universidade de São Paulo - Sites > Diversidade na ECA > Publicações > Artigo sobre o FZDZ Gênero na ECA é apresentado na SBPJor 2023

Artigo sobre o FZDZ Gênero na ECA é apresentado na SBPJor 2023

O artigo “FZDZ Gênero na ECA: jornalismo nos estudos de gênero“, foi apresentado no 21º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo da SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, na Universidade de Brasília (UnB) – Brasília (DF), em novembro de 2023.

O objetivo deste artigo é realizar mapeamento e análise dos trabalhos apresentados no Encontro Fazendo e Desfazendo Gênero (FZDZ) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), entre 2017 e 2022, enfocando os estudos de jornalismo. Após uma breve revisão da literatura acerca das questões que envolvem jornalismo e gênero, as análises se concentraram em observar, a partir da análise de estatísticas textuais e divisão por categorias, quais temáticas predominam neste recorte de textos. Os resultados apontam crescimento do número de trabalhos, com predominância dos assuntos ligados às mulheres (representações, feminismos e mercado de trabalho). Em menor escala, as questões LGBTQIAP+, questionando veementemente a binaridade dos gêneros. Por último, a interseccionalidade aparece de forma muito tímida, indicando que há muito caminho a ser trilhado na pesquisa em jornalismo e gênero.

FZDZ SBPJOR 2023 – Gênero na ECA: jornalismo nos estudos de gênero