Site da USP
FacebookInstagramYoutube

FZDZ 2023

Entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro, acontece a 7ª edição do encontro Fazendo e Desfazendo Gênero na ECA, dedicado à pesquisa sobre gênero e sexualidade nos campos das Comunicações e Artes. Para participar, a comissão organizadora recebe resumos expandidos de 4 de julho até 4 de agosto de 2023.

Neste ano, além de refletir mais uma vez sobre as implicações das representações de gênero e sobre as construções das feminilidades, masculinidades e sexualidades dentro do jornalismo, da publicidade, das relações públicas, do audiovisual e das artes. Também podem ser enviados resumos de pesquisas/estudos que abordem temáticas emergentes ou clássicas nos estudos de gênero: a interseccionalidade e o pensamento decolonial, epistemicídio e a produção de conhecimento proveniente das mulheres, LGBTQIA+, de pessoas negras e indígenas, por um lado, violência de gênero, assédio e desigualdade material, participação e representação política, tensionamentos o sujeito do feminismo, por outro.

Têm-se visto na agenda feminista debates em torno das implicações das tecnologias de inteligência artificial, do trabalho mediado por plataformas digitais e dos discursos circulantes nas redes digitais em grupos historicamente marginalizados. Essa e outras temáticas também são bem-vindas em um espaço acadêmico interdisciplinar e plural.

O resumo expandido deve seguir um modelo estabelecido para a edição de 2023. O evento terá uma programação híbrida – com sessões temáticas online e conferência de abertura presencial, o que garantirá a participação de mais pessoas interessadas que estejam em outras universidades pelo País.

O FzDZ é uma realização do projeto Diversidade na ECA e do grupo de pesquisa AlterGen, com apoio da Comissão de Direitos Humanos (CDH) e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA.