Site da USP
FacebookInstagramYoutube

Quem Somos

O Diversidade na ECA visa a promoção das discussões a respeito das relações de gênero, raça, classe, sexualidade e outros marcadores sociais no interior da Academia, para que se fortaleça a cultura de respeito e fortalecimento dos direitos humanos na universidade, a partir dos pressupostos educomunicativos e em aliança com demais entidades e coletivos.

Evento promovido pela turma de Ética de 2018.2 com o objetivo de debater a Interseccionalidade, uma pauta urgente. Convidados Junião e Rosane Borges e a mediação de Denise Oliveira. (Divulgação)

O QUE FAZEMOS

Promovemos discussões relacionadas à Alteridade

Organizamos discussões, eventos e materiais sobre as questões envolvendo a Alteridade na ECA, para público interno e externo, além de materiais de consulta e difusão de conhecimento sobre a temática. A proposta é manter e intensificar as diversas atividades já desenvolvidas, especialmente ampliando a rede de parcerias possíveis para dar visibilidade e consistência às ações.

Desde 2017 a ECA recebe estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores/as internos e externos à Universidade de São Paulo que queiram compartilhar trabalhos sobre as implicações das representações de gênero e sobre as construções das feminilidades, masculinidades e sexualidades dentro do jornalismo, da publicidade, das relações públicas, do audiovisual, das artes, em produções culturais e artísticas.

COORDENAÇÃO

Profa. Dra. Cláudia Lago

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Faz parte do Comitê de Relações Internacionais da SBPJor e foi eleita em 2020 membro do International Council da IAMCR. É professora da Escola de Comunicações e Artes no departamento CCA, curso Licenciatura em Educomunicação, da Universidade de São Paulo, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo e foi presidente da Comissão de Direitos Humanos da ECA/USP 2017-2020. É membra da Coordenação do Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA) e da Rede Não Cala USP contra a violência de gênero na universidade. Participa do coletivo de docentes antirracistas da ECA/USP. Desenvolve pesquisa na área de Comunicação tendo como foco a construção da Alteridade, especialmente relacionada aos estudos de gênero em narrativas não ficcionais, e pesquisa e extensão em Educomunicação, relacionadas também ao estudo da Alteridade. Coordena o Grupo de Pesquisa Alteridade, Subjetividades, Estudos de Gênero e Performances nas Comunicações e Artes (AlterGen) e o projeto de Extensão Diversidade na ECA. Participa do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom) da ECA/USP. Co0ncluiu em 2023 a formação em psicanálise pelo CEP.