Neste dia mundial do meio ambiente (05/6), em parceria com o Instituto EVA, abrimos a chamada de produções para o dossiê Revista Letramento Socioambiental.
“Tem muita educação ambiental climática de qualidade Brasil afora. Aguardamos os textos de vocês para ajudar a dar visibilidade a essas práticas!”
Thaís Brianezi – Pesquisadora do Educom&Clima e uma das curadoras desta edição.
Confira aqui como fazer a submissão!
educação ambiental climática: educomunicação, justiça socioambiental e bem-viver
v3.n3 | 2025
Organização
Thaís Brianezi, Rachel Hidalgo e Fernanda Lazar
Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo
A Revista Letramento Socioambiental convida pesquisadores(as), educadores(as), comunicadores(as), estudantes e ativistas a refletirem e compartilharem práticas que articulam educação ambiental e justiça climática, integrando mediação, participação social e inovação pedagógica. Em tempos de emergência climática, o papel da educação crítica e transformadora é fundamental. Buscamos reflexões pautadas pela alteridade, pela interdisciplinaridade e por uma perspectiva decolonial. Em diálogo com o ODS 4 (Educação de Qualidade) e as recentes atualizações da Política Nacional de Educação Ambiental, e animadas pelas perspectivas dialógicas e integradas da educomunicação e do bem-viver, que nos ajudam a (r)existir, convidamos a todos(as) para uma reflexão sobre caminhos
possíveis para uma educação que nos ajude a reimaginar e construir coletivamente outros futuros possíveis e desejáveis em meio à policrise contemporânea.
Sugerimos artigos, entrevistas, resenhas e relatos de experiências que investiguem:
● Educomunicação como mediação crítica e emancipadora;
● Educação ambiental climática como direito e prática de justiça
socioambiental;
● Processos e práticas pedagógicas que promovam justiça climática;
● Pensamento educomunicativo como conceito-movimento nas
práticas de bem-viver;
● Formação docente como pilar de uma educação localizada e
regenerativa;
● Valorização de territórios, resistências e epistemologias decoloniais;
● Estratégias de regeneração sociocultural e ecológica;
● Integração entre saberes tradicionais, ciência e juventudes;
● Participação política juvenil na governança comunitária.
Cronograma de entregas
Até 30/06 Prazo para envio de resumo de até 250 palavras, com título; 5 palavras-chave; minibios e números Orcid dos(as) autores.
Até 30/07: Prazo para envio da primeira versão do texto completo, com tamanho entre doze e vinte páginas, incluindo referência (letra Times New Roman, espaço 1,5).
Até 15/09: Prazo para envio da versão final do texto para formatação, revisão final e indexação.
10/11: Previsão da data da publicação e lançamento online do dossiê, no contexto da COP 30.
Submissões e Normas editoriais
https://letramentosocioambiental.org.br/submissões