Dossiê “Educação Ambiental Climática: Educomunicação, Justiça Socioambiental e Bem-viver”

É com grande satisfação que a equipe do projeto Educom & Clima anuncia a publicação do dossiê temático “Educação Ambiental Climática: Educomunicação, Justiça Socioambiental e Bem-viver” na Revista Letramento Socioambiental. Esta produção coletiva reúne 88 textos inéditos, organizados em quatro volumes temáticos, que refletem o compromisso com a construção de conhecimentos críticos e transformadores sobre educação ambiental climática no Brasil.

Sobre o Dossiê
Convidadas pela Revista Letramento Socioambiental para organizar esta publicação, mobilizamos pesquisadoras(es), educadoras(es), estudantes e ativistas de todo o país em torno de quatro eixos centrais:

1. Educação Climática Transformadora e Currículo Escolar
Discussões sobre a integração da emergência climática aos currículos escolares, com propostas pedagógicas inovadoras.

2. Justiça Climática, Racismo Ambiental e Territórios de Resistência
Análises sobre os impactos desiguais da crise climática e estratégias de enfrentamento baseadas na justiça socioambiental.

3. Educomunicação, Mídia e Desinformação Climática
Reflexões sobre o papel da comunicação e da educomunicação no combate à desinformação e na promoção de narrativas críticas.

4. Sentidos, Culturas e Saberes Ecoafetivos
Explorando as dimensões subjetivas, culturais e afetivas das relações entre seres humanos e natureza.

 

Acesso aos Materiais
Cadernos de Resumos e Artigos Completos:
Todos os volumes já estão disponíveis para acesso aberto no site da Revista Letramento Socioambiental:
🔗 Acesse aqui o dossiê completo

 

Evento de Lançamento
O dossiê foi lançado oficialmente em 13 de novembro de 2025, em um evento simultâneo realizado em:
– Belém/PA: Casa da Educação e Inovação Ambiental e Climática (SEDUC-PA)
– São Paulo/SP: Auditório Lupe Cotrim da ECA-USP
– Transmissão Online: Canal do YouTube do Labidecom

Agradecimentos
Agradecemos a todos os autores e autoras que contribuíram com seus saberes e experiências, à Revista Letramento Socioambiental pelo convite e confiança, e às instituições parceiras que tornaram esta produção possível.

Esta publicação reforça nosso compromisso com a ciência aberta, a democratização do conhecimento e a construção de redes colaborativas para enfrentar os desafios socioambientais de nosso tempo.

 

Uma realização da Revista Letramento Socioambiental com organização do projeto Educom & Clima (FAPESP 2023/08836-2).