Detalhamento: |
Carga Horária: 50 horas
Objetivos: Compreender a Educação a Distância, dos conceitos base às Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas a Produção de Conteúdos Educacionais. Programa Resumido: Conceitos e princípios essenciais relativos à produção de conteúdo de disciplinas e cursos na modalidade a distância, Design de Aprendizagem, Interface e Interação Homem x Computador, Produção de conteúdo, Roteirização, Autoria, Avaliação no ensino a distância, Gestão do ensino a distância Programa: • Conceitos e princípios essenciais relativos à produção de conteúdo de disciplinas e cursos na modalidade a distância: a evolução do ensino a distância, diferentes tipos de ensino a distância, competências e habilidades. • Design de Aprendizagem: Design Thinking para Educadores, Design Instrucional • Interface e Interação Homem x Computador: fatores humanos, engenharia cognitiva, ergonomia de software, experiência do usuário • Produção de conteúdo: textos, vídeos, áudios, plataformas, sistemas, ferramentas, autoria, Copywriting • Roteirização: estruturação da disciplina / curso, planejamento, desenvolvimento e validação • Avaliação no ensino a distância: avaliação online, atividades baseadas em projetos e produtos, provas teóricas, testes periódicos, entregas, competências desenvolvidas. • Gestão do ensino a distância: administração de cursos a distância Método: Aulas Baseadas em Problemas e Projetos, Atividades Individuais e em Grupo, Seminários. Avaliação: Dadas estas características, haverá múltiplas formas de avaliação definidas pelo docente. Critério: Nota Final = Média Ponderada das formas de avaliação definidas pelo docente, abrangendo avaliações individuais e em grupo. Bibliografia: VERAS, Marcelo. Inovação e métodos de ensino para nativos digitais. Editora Atlas SA, 2011. FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. Saraiva Educação SA, 2018. FIGUEIRA, Álvaro; FIGUEIRA, Carmen; SANTOS, Hugo. Moodle: Criação e Gestão de cursos online. 2. ed. Lisboa: FCA, 2009. HARTMAN, Hope J. Como ser um professor reflexivo em todas as áreas do conhecimento. Porto Alegre: AMGH, 2015. FILATRO, ANDREA CRISTINA; BILESKI, SABRINA M. CAIRO. Produção de conteúdos educacionais. Editora Saraiva, 2017. MUNHOZ, ANTONIO SIEMSEN. MOOCS-Produção de conteúdos educacionais. Saraiva Educação SA, 2014. STANTON, Neville et al. Manual de fatores humanos e métodos ergonômicos. Phorte Editora, 2018. |
Copyright © 2025 Ensino de Ciências Exatas | Produzido por SCS - Mídias Online