Fale conosco

Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas a Produção de Conteúdos Educacionais

Professor Responsável: Prof. Dr. Eduardo Ferro dos Santos

 

Detalhamento:
Carga Horária: 50 horas
Objetivos:
Compreender a Educação a Distância, dos conceitos base às Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas a Produção de Conteúdos Educacionais.
Programa Resumido:
Conceitos e princípios essenciais relativos à produção de conteúdo de disciplinas e cursos na modalidade a distância, Design de Aprendizagem, Interface e Interação Homem x Computador, Produção de conteúdo, Roteirização, Autoria, Avaliação no ensino a distância, Gestão do ensino a distância
Programa:
• Conceitos e princípios essenciais relativos à produção de conteúdo de disciplinas e cursos na modalidade a distância: a evolução do ensino a distância, diferentes tipos de ensino a distância, competências e habilidades.
• Design de Aprendizagem: Design Thinking para Educadores, Design Instrucional
• Interface e Interação Homem x Computador: fatores humanos, engenharia cognitiva, ergonomia de software, experiência do usuário
• Produção de conteúdo: textos, vídeos, áudios, plataformas, sistemas, ferramentas, autoria, Copywriting
• Roteirização: estruturação da disciplina / curso, planejamento, desenvolvimento e validação
• Avaliação no ensino a distância: avaliação online, atividades baseadas em projetos e produtos, provas teóricas, testes periódicos, entregas, competências desenvolvidas.
• Gestão do ensino a distância: administração de cursos a distância
Método:
Aulas Baseadas em Problemas e Projetos, Atividades Individuais e em Grupo, Seminários.
Avaliação:
Dadas estas características, haverá múltiplas formas de avaliação definidas pelo docente.
Critério:
Nota Final = Média Ponderada das formas de avaliação definidas pelo docente, abrangendo avaliações individuais e em grupo.
Bibliografia:
VERAS, Marcelo. Inovação e métodos de ensino para nativos digitais. Editora Atlas SA, 2011.
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. Saraiva Educação SA, 2018.
FIGUEIRA, Álvaro; FIGUEIRA, Carmen; SANTOS, Hugo. Moodle: Criação e Gestão de cursos online. 2. ed. Lisboa: FCA, 2009.
HARTMAN, Hope J. Como ser um professor reflexivo em todas as áreas do conhecimento. Porto Alegre: AMGH, 2015.
FILATRO, ANDREA CRISTINA; BILESKI, SABRINA M. CAIRO. Produção de conteúdos educacionais. Editora Saraiva, 2017.
MUNHOZ, ANTONIO SIEMSEN. MOOCS-Produção de conteúdos educacionais. Saraiva Educação SA, 2014.
STANTON, Neville et al. Manual de fatores humanos e métodos ergonômicos. Phorte Editora, 2018.