Importância e desafios para conhecer a população de equídeos no Brasil

Os dados sobre o tamanho e distribuição de uma população de animais são essenciais para estudos epidemiológicos (por exemplo, no cálculo da prevalência), elaboração de políticas (sanitárias, fiscais, creditícias, ente outras), estudos econômicos, avaliação de status de risco de extinção e diversas outras atividades.

No caso de equídeos, em particular, a disponibilidade de dados em quantidade e qualidade adequadas são um grande desafio. Adicionalmente, quando há informação disponível, é comum ocorrer equívocos de interpretação por desconhecimento de metodologias utilizadas. Neste artigo, serão apresentados os desafios para o Brasil conhecer o número real de equídeos na tropa em todo território, tanto rural quanto urbano. É interessante destacar que a dificuldade de boas estatísticas sobre equídeos é algo que ocorre por todo planeta, inclusive em nações desenvolvidas.

Mais informações no artigo completo, publicado na Revista Brasileira de Medicina Equina, ano XVIII, n.106,p.32-34. Março / Abril, 2023