Missão e objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo tem como missão o desenvolvimento do conhecimento científico nos campos das Ciências da Linguagem e da Filologia, direcionado tanto à evolução teórico-metodológica de suas diferentes subáreas quanto à aplicação desse conhecimento no enfrentamento de problemáticas sociais e educacionais brasileiras.

Formação

A realização da missão do Programa nas cinco décadas de seu funcionamento está concretizada na formação de gerações de pesquisadores hoje espalhados pelo Brasil, e no forte impacto da nossa pesquisa sobre a educação básica no país.

Desde sua primeira titulação, realizada em 1980, o Programa formou três gerações de linguistas e filólogos, que atuam hoje em importantes programas de pós-graduação em Letras nas mais distintas regiões do País (e mesmo, mais recentemente, no exterior). 

Esses pesquisadores conduziram e conduzem investigações em diferentes subáreas e linhas teóricas da linguística e da filologia, fazendo avançar o conhecimento em torno da gramática, do léxico, do funcionamento discursivo e da trajetória histórica da língua portuguesa, contemplando tanto o universo da escrita como da oralidade.

Vocação social

O Programa tem uma longa tradição na aplicação do conhecimento científico no enfrentamento das problemáticas sociais e educacionais brasileiras, por meio de sua notável atuação na interface com a Educação Básica.  

Essa interface se materializa em diversas dimensões do funcionamento do Programa: nas pesquisas transdisciplinares sobre procedimentos gramaticais, textuais e discursivos em contexto escolar, na reconhecida atuação de seus docentes na elaboração de materiais didáticos largamente adotados ao redor do Brasil e na ênfase dada pelo Programa na formação continuada de professores-pesquisadores atuantes nas redes pública e privada de ensino básico.

Atuação internacional

O Programa tem realizado parcerias e ações de pesquisa em mais de trinta países de quatro continentes: na África (Angola, Moçambique), nas Américas (Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, EUA, Honduras, México, Peru), na Ásia (China, Coréia, Índia, Vietnã) e na Europa (Alemanha, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Montenegro, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, Suécia, Suíça). 

​​​​​​​A amplitude da presença internacional do Programa reflete em grande medida a amplitude da presença da Língua Portuguesa no mundo e o interesse global que essa presença motiva.

Dimensões

O Programa caracteriza-se hoje por suas dimensões consideráveis.

502 pesquisadores estiveram ativos no Programa entre 2017 e 2020 – professores e professoras, discentes de mestrado e doutorado, estudantes da graduação em estágio de iniciação científica e pesquisadores doutores em estágio pós-doutoral:

  • 34  docentes orientadores;
  • 46 pós-doutorandos e pós-doutorandas;
  • 132 doutorandos e doutorandas;
  • 126 mestrandos e mestrandas;
  • 184 estudantes de graduação.

Localização

O Programa está abrigado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, um dos responsáveis pelo Curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

As grandes dimensões e a vocação formadora do Programa estão em harmonia com esse entorno universitário, já que o curso de Letras da USP é um dos maiores do País, e a Língua Portuguesa é uma de suas maiores áreas de formação.