Últimos eventos

GBi Hands On: Modelagem Molecular (2022)

GBi Hands On: Modelagem Molecular 2022

O Curso “GBi Hands On: Modelagem Molecular” foi realizado nos dias 24 e 25 de novembro de 2022, em caráter remoto. O principal objetivo desse evento foi oferecer aos alunos de graduação a oportunidade de ampliar seus conhecimentos na área de Bioinformática Estrutural, mais especificamente em Modelagem Molecular. O curso contou com a presença de 46 participantes de diferentes Universidades do Brasil e foi idealizado pela Prof. Dra. Silvana Giuliatti, a qual contou com a participação integral de todos os membros do laboratório GBi na Comissão Organizadora do evento.

Dinâmica Molecular: o primeiro contato (2022)

Dinâmica Molecular: o primeiro contato

O Curso “Dinâmica Molecular: o primeiro contato” foi realizado no dia 05 de Setembro de 2022, na modalidade presencial, na INATEL em Santa Rita do Sapucaí/MG. O principal objetivo desse evento foi oferecer aos alunos de graduação a oportunidade de ampliar seus conhecimentos na área de Bioinformática Estrutural, mais especificamente em Dinâmica Molecular. O curso contou com a presença de 12 participantes os quais tiveram a oportunidade de conhecer o método de Dinâmica Molecular e, inclusive, aplicar os seus conhecimentos por meio de um hands on.

GBi Hands On: Modelagem Molecular (2021)

GBi Hands On: Modelagem Molecular 2021

O Curso “GBi Hands On: Modelagem Molecular” foi realizado nos dias 11 e 12 de Novembro de 2021, na modalidade de Educação a Distância (EAD) devido aos impactos do novo Coronavírus no Brasil. O principal objetivo desse evento foi oferecer aos alunos de graduação a oportunidade de ampliar seus conhecimentos na área de Bioinformática Estrutural, mais especificamente em Modelagem Molecular, além de divulgar o Grupo de Bioinformática e seus projetos de pesquisa. O curso contou com a presença de 66 participantes de diferentes Universidades do Brasil e foi idealizado pela Prof. Dra. Silvana Giuliatti, a qual contou com a participação integral de todos os membros do laboratório GBi na Comissão Organizadora do evento.

Neste evento, os alunos tiveram contato com ferramentas da Bioinformática que permitiam predizer a estrutura secundária/terciária de proteínas e, inclusive, avaliar a confiabilidade das predições resultantes. Durante o curso, os alunos elaboraram modelos de proteínas com estruturas até então desconhecidas e, posteriormente, em uma atividade adicional chamada de “GBi fashion Week”, representaram os modelos gerados por meio de figuras. No final do evento, os participantes elegeram as três melhores figuras por meio de um sistema de votação, onde foi possível eleger as 3 proteínas mais fashions do GBi Hands On. Vale ressaltar que durante a eleição, houve um empate de votos na segunda colocação.