BRICS organizam seminário sobre o uso da internet para finalidades terroristas e o papel da perícia investigativa digital sobre terrorismo

A National Investigation Agency (NIA, Agência Nacional de Investigação da Índia) organizou um seminário virtual de dois dias dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul) sobre o “uso da internet para finalidades terroristas e o papel da perícia investigativa digital sobre terrorismo” em 13 e 14 de abril de 2021.
O Seminário foi inaugurado por Shri Ajay Kumar Bhalla, Union Home Secretary (equivalente ao Ministério da Justiça no Brasil) em 13 de abril de 2021.
Durante a reunião do 3º grupo de trabalho contra terrorismo (CTWG) em White River, África do Sul, os países do BRICS concordaram em estabelecer cinco sub-grupos de trabalho dedicados a aprimorar debates sobre desafios específicos na frente de contra-terrorismo. A partir de então, na 4a reunião do CTWG no Brasil, a Índia recebeu a presidência do subgrupo de trabalho sobre “uso maléfico da internet para propósitos terroristas” por um ano.
Durante o seminário, 40 especialistas dos cinco países do BRICS deliberaram em sessões técnicas incluindo “Exploração de Mídias Sociais como um Aresenal”, “Dark Web e anonimizantes”, “Tecnologias emergentes e Inteligência Artificial”, “Criptomoedas e Recursos Virtuais: Vulnerabilidade de Privacidade e Furtividade Online”, “Equipar Agências Policiais: Investigações de contra terrorismo” e “Ciências Forenses digitais” para tratar com tais desafios. Além disso, dois painéis contaram com discussões para participação de múltiplos atores tanto de setores público quanto privados para lidar com o uso nocivo da internet e aprimorar cooperação internacional para efetivamente acabar com a exploração da internet para terroristas para suas atividades nefárias.
Os delegados do seminário apreciaram o fato que no vertiginoso atual meio de inovações tecnológicas e cenário digital em constante evolução, os desafios para a prevenção, controle e persecução do uso maléfico da internet por terroristas são imensos. Foi enfatizado que é somente através de cooperação internacional expediente e compartilhamento fluido de boas práticas para se lidar com esta ameaça que nós podemos criar um ambiente mais seguro e protegido para os cidadãos dos países dos BRICS e também para todo o mundo.

Tradução: Cassio Eduardo Zen
Fonte: https://brics2021.gov.in/