Thought/Reflexão

01/07/2019

De calouro para calouro

Como professor recém contratado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), tenho muito em comum com você, calouro do curso de Bacharelado em Biotecnologia. Temos sonhos acadêmicos, profissionais, talvez alguns convergentes, também medos e incertezas de uma caminhada que pressupõe muita entrega para atingir honestamente resultados que nos permitam experimentar algum tipo de bom crescimento.

Agora, neste ponto de encontro na Zona Leste desta cidade gigantesca morará o epicentro criativo de nossas vidas. Junto a colegas com diferentes experiências de vida, conhecimentos e cursos, entraremos como ingredientes de uma feijoada que desejamos que no final seja saborosa. Contam-me que a panela onde seremos cozinhados (USP) é feita de um material compósito que tem como matriz a pesquisa para conhecer melhor o mundo (Ciência) e transformá-lo (Tecnologia), e nessa parte dela onde começamos ser amolecidos (EACH) deve estar muito conectada com a realidade que está fora dela. Será que estamos perto daquele pino onde a pressão é controlada?

Sabemos que para que qualquer receita dê certo os ingredientes devem conversar de maneira harmônica, respeitando as temperaturas e tempos, mas não menos importante, estar na panela certa. Só que como singular evento nós ingredientes fizemos a escolha da panela e de seu canto; provavelmente sem conhecê-la visceralmente. A diferença entre vocês e eu, é que vocês sairão uma vez prontos e eu ficarei grudado na superfície, tratando de sobreviver do bom lavador de louças. Mas não nos preocupemos agora pelo final e vivamos intensamente este começo, que já parece estar borbulhando.

Já deves de saber de alguns temperos que estão sendo adicionados, que deles ouviste no passado falar, projeto, artigo, bolsa, iniciação científica, problema, hipótese, sociedade, métodos, experimento, abordagem multidisciplinar. Só que todos estão vindo juntos em um frasco que aparenta ser reutilizado, estranho, com uma etiqueta meia apagada. O cozinheiro não aparenta ser mestre no ofício e sim mais um a ser colocado nesta mistura. Os Deuses falam que se forem incorporados à feijoada um dia virará também pedaço de panela. Já conseguimos ver as letras, por favor não fujamos, podemos ficar por mais um tempo crus, é Resolução de Problemas I.

Boa caminhada a todos!

Figura 1. Duas escadas para chegar a uma meta que se apresenta difícil. Um cartoon que mudou minha vida.

Autor: Eutimio Gustavo Fernández Núñez

Data: Junho de 2019