soluções baseadas na natureza

o que são?

Soluções Baseadas na Natureza (SbN) é um termo guarda-chuva criado pela União Europeia que contempla soluções de engenharia que mimetizam os processos naturais. Também engloba os conceitos das Infraestruturas Verde (IEV),  Técnicas Compensatórias (TC), Desenvolvimento de Baixo Impacto (Low Impact DevelopmentLID), Melhores Práticas de Manejo (Best Practice ManagementBMP) e outros. Dessa forma, trata-se de uma definição ampla de bioengenharia que contempla ampla variedade de abordagens relacionadas aos ecossistemas e busca dar subsídios para questões e desafios socioambientais. As SbN podem ser utilizadas sozinhas ou de maneira integrada com outras soluções de engenharia clássica, visando a um ambiente urbano mais sustentável, resiliente e saudável.  Nesse contexto, têm o potencial de limitar os impactos das mudanças climáticas, aumentar a biodiversidade e melhorar a qualidade ambiental. Ao mesmo tempo contribuem para atividades econômicas e para o bem-estar.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP,2022), as SbN são: 

ações para proteger, conservar, restaurar, visando o manejo sustentável de recursos naturais ou modificados dos ecossistemas terrestres, de água doce, costeiros e marinhos, que também abordam desafios sociais, econômicos e ambientais de forma eficaz e adaptável,ao mesmo tempo em que promove bem-estar humano, serviços ecossistêmicos, resiliência e benefícios para a biodiversidade.” (Tradução nossa)

Como forma de fomentar o seu uso nos centros urbanos é necessário o desenvolvimento de pesquisas e aplicação, incluindo desde ações locais, expedições, olhar atento ao meio para observar e aprender com a natureza em campo e a pesquisa em laboratório e acadêmica. Conheça aqui algumas SbN com  potencial de melhorar as cidades.

COMO PODEM CONTRIBUIR PARA CIDADES MELHORES?

As SbN têm o potencial de mitigar os impactos das mudanças climáticas, aumentar a biodiversidade e melhorar a qualidade dos serviços ambientais, e ainda buscam  o equilíbrio do meio com as atividades econômicas e bem estar social.                                                                                    Exemplos:                                                                                            

  • sistemas de biorretenção (jardins de chuva) que interceptam escoamentos superficiais superficiais, promovem a melhoria da qualidade da água, redução dos escoamentos superficiais, aumento dos serviços ecossistêmicos;
  • tetos verdes que reduzem os calor das edificações, contribuem na redução do escoamento superficial pela interceptação da chuva;
  • parques urbanos que contribuem na melhora do microclima nas cidades, provêm espaços de lazer e amenidades;
  • lagoas urbanas que armazenam água; espelhos d´água; vegetação nativa e outras

Apesar do seu potencial, as Soluções Baseadas na Natureza ainda não estão inseridas em programas de políticas públicas, sendo ainda usada de forma fragmentada e desiguais nas cidades.

saiba mais

Gostou do tema? Aqui vão algumas indicações de cursos online gratuitos para começar a conhecer  as Soluções Baseadas na Natureza e seus Serviços Ecossistêmicos: