Sobre
objetivo
O Grupo de Interação à Pesquisa em Soluções Baseadas na Natureza (GIP-SbN) é organizado por pesquisadora, alunos e professores da Universidade de São Paulo (USP), tento como eixo central a Escola Politécnica (POLI) e vinculado aos departamentos de engenharia hidráulica e ambiental (PHA) e engenharia de construção civil (PCC). A organização do grupo também conta com aluna da pós-graduação do IAG e pesquisadora da UNB. Tem como missão a disseminação e intercâmbio na produção de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em Soluções Baseadas na Natureza (SbN), de forma a fomentar a interação entre pesquisadores que já atuam ou que se interessam pelas soluções baseadas na natureza em um ambiente colaborativo em busca de compartilhar conteúdo, experiências e aprendizados e para pensar coletivamente como organizar e difundir pesquisa na área.
VISÃO
A SbN, para engenharia, são tecnologias ou intervenções que buscam verificar a natureza a inspiração e a validação de maneira sistêmica e sistemática, de forma a dar suporte aos processos naturais nos meio urbanos. As SbN são essenciais para apresentar propostas aos desafios locais, como: mitigação de alterações climáticas, gerenciamento de águas urbanas, criação e restauração de habitat para espécies, produção de alimentos na cidade, entre muitos outros.
Portanto, a pesquisa em SbN é intrinsecamente transdisciplinar. Diferente de uma pesquisa multidisciplinar em que pessoas de diferentes áreas do conhecimento trabalham em conjunto, mas cada uma usando como base apenas o conhecimento da sua própria área, a pesquisa transdisciplinar procura criar a integração e o arcabouço de conhecimento que rompe a setorização em disciplinas. Para isso, incentivamos pesquisadores e pesquisadoras interessados em fazer ciência a partir de métodos que envolvem a investigação de áreas dependentes e o diálogo entre diferentes atores para agir sobre os desafios ambientais que nossas cidades apresentam hoje.
ÁREAS DE INTERESSE
As principais áreas de interesse do grupo são: Soluções Baseadas na Natureza (SbN); Sistemas de Drenagem Urbana Sustentável; Infraestruturas Verdes; Desempenho de edificações; Biomimética; Áreas urbanas; Mudanças climáticas; Nexus (water-food-energy).