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Balanço dos RDs de GPP 2019/2020 e Carta Aberta à Comunidade GPPista

Após um ano como Representantes Discentes de Gestão de Políticas Públicas, optamos por escrever esta carta aberta aos estudantes e toda comunidade GPPista, tanto como agradecimento pela oportunidade quanto pelo exercício de transparência e accountability ao disponibilizar nosso balanço de ações e documentos elaborados ou organizados para subsidiar discussões futuras, fortalecendo a continuidade da mobilização e a construção de memória do nosso curso.

 

Mobilização pelas Eleições

Após ampla mobilização do curso de Gestão de Políticas Públicas, fomos eleitos com expressiva votação e tomamos posse em 05 de julho de 2019. Desde o processo de campanha, mesmo com candidatura unificada, constituímos uma percepção enquanto comunidade GPPista sobre a importância de fortalecer a votação da Representação Discente para que sua construção colaborativa se reforçasse desde seu início.

 

Transparência e Redesign

Foi realizado o redesign com nova identidade visual (logo) e posicionamento nas redes da Representação Discente visando fortalecer o contato direto com estudantes e a transparência em ações realizadas ao longo do mandato. Em diversos momentos de discussão de pautas na CoC foram realizadas consultas à comunidade discente por meio de formulários e formação de grupos de whatsapp, para além das discussões presenciais via rodas de conversa antes do período de pandemia da covid-19.

 

Cooperação com o Centro Acadêmico

Ao longo de toda a gestão, trabalhamos a boa comunicação com a gestão Ubuntu do Centro Acadêmico Herbert de Sousa (CAHS), a qual sempre nos foi receptiva e empenhada pelo fortalecimento da comunidade GPPista. Não seria possível deixar de agradecer ao trabalho de cada um e cada uma dos diretores e colaboradores do CAHS neste período de cooperação, assim, redobramos nossos sinceros agradecimentos à figura da presidência da entidade: Nicolly Cavalcante Alves da Silva e Victor Bruno Vinhado. Além, ao contexto de dissolução da Atlética de Gestão de Políticas Públicas (AAAGPP), nos somamos ao CAHS desde 2019 com alinhamento do Núcleo GPPista (Ata I) (Ata II) pela transição saudável.

 

Articulação com demais Representações Discentes

Além das ações voltadas para o curso, contamos especialmente com a articulação da então Representante Discente da Comissão de Graduação, Daniela Salú Mateus da Silva, e constituímos colegiado de Representantes Discentes das demais comissões estatutárias da escola, fortalecendo a comunidade discente na medida que foi possível alinhar pautas com as instâncias gerais em diálogo com as Coordenações de Cursos e com a Direção da EACH.

 

Discussão do Plano Político Pedagógico

Dentre os maiores desafios para o bom funcionamento de um curso, com um propósito pedagógico como o nosso de Gestão de Políticas Públicas, está o empenho por assegurar a interdisciplinaridade na mesma medida que se valoriza aspectos teóricos e práticos das grandes áreas de administração, ciências sociais, direito e economia. Assim, nos empenhamos por construir um debate sobre a reformulação do Plano Político Pedagógico do curso – ainda que este debate tenha sido interrompido pela pandemia -, resultando em roda de conversa (link) com memória (Ata).

Além, foram sistematizados os seguintes materiais para o debate do Plano Político Pedagógico (disponibilizados via Coordenador de Curso, professor Dr. Agnaldo Valentin):

  1. Plano Político Pedagógico de 2017 (link);
  2. Análise do Perfil dos Estudantes de Gestão de Políticas Públicas (link);
  3. Pesquisa “Mudança na Grade Horária de GPP” com três relatórios A. Respostas das perguntas da pesquisa (link); B. Relatório da análise das perguntas abertas sobre aumento ou diminuição da carga horária das disciplinas (link); e C. Relatório do cruzamento das respostas das perguntas fechadas (link).

 

Planilha de Oportunidades Acadêmicas

Tivemos a iniciativa, junto ao CAHS, de elaborar uma planilha colaborativa de Oportunidades Acadêmicas, identificando centenas de cursos e bolsas com disponibilidade rotativa e oxigenada para a comunidade GPPista. Sendo institucionalizada, a planilha de Oportunidades Acadêmicas segue disponível para preenchimento (link).

 

Oficina de Processo Legislativo

Também junto ao CAHS, organizamos uma Oficina de Processo Legislativo, visando relacionar os conhecimentos teóricos aprendidos no curso com a prática da elaboração de legislações e suas tramitações. Realizado em outubro (link), todo material foi disponibilizado publicamente (link).

 

Recepção dos Ingressantes (2020)

Tendo iniciado o debate pela construção da Semana de Recepção de 2020 ainda em 2019 (Ata), somamos ao CAHS e à então gestão da AAAGPP para a construção da Comissão Aberta de recepção. Dentro disso, nessa participação para coordenar a comissão com as entidades, somamos à um trabalho que foi construído colaborativamente por diversos estudantes de Gestão de Políticas Públicas, valorizando mais uma vez o trabalho dos discentes na mobilização por uma integração, a fim de criar experiências práticas do nosso convívio e acolhimento aos ingressantes.

 

Aulas Remotas e Critérios Mínimos

Tendo sido um dos maiores desafios de nossa gestão, sem dúvidas, realizar a transição do contexto presencial para o contexto à distância demandou empenho de todas as partes na construção de alternativas para adaptação à realidade que nos foi imposta.

Enquanto estimulamos o debate racional pela continuidade ou não das aulas à distância, protocolamos na CoC oito Critérios Mínimos para, caso as aulas continuassem na modalidade à distância, as dificuldades fossem reduzidas para principalmente estudantes com limitações estruturais de acesso à internet e equipamentos para o estudo.

Além do documento protocolado na CoC (link), publicamos nota conjunta com o CAHS (link) e elaboramos debates abertos sobre a situação do semestre. Além de nos debruçarmos na avaliação do primeiro semestre pela qualificação do segundo semestre, fazendo roda de conversa com a Coordenação de curso (link) e elaborando questionário e relatório de Avaliação do Primeiro Semestre de 2020 (link).

 

Monitoramento das Aulas Remotas

Junto à Coordenação de Curso, ao CAHS e à Vertuno (Empresa Júnior) criamos Grupo de Trabalho pelo monitoramento das aulas na modalidade à distância, alinhando pautas diversas, buscando reduzir vulnerabilidades ao viabilizar estrutura de acesso às aulas remotas e agilizando o processo de diálogo com a comunidade GPPista diante do contexto da pandemia da covid-19.

Vale reforçar que não seria possível assegurar um semestre, diante das adversidades da pandemia, sem a construção coletiva junto aos membros da Comissão de Coordenação do Curso de Gestão de Políticas Públicas (CoC). Para tanto, fazemos questão de destacar o empenho de todos membros da CoC, sendo os docentes Alexandre Ribeiro Liechsenring, Ana Carla Bliacheriene, Martin Jayo, Ester Gammardella Rizzi, Cristiane Kerches da Silva Leite, Wagner Tadeu Iglecias, José Carlos Vaz e Eduardo de Lima Caldas. Mas, principalmente, destacar o papel atencioso dos Coordenadores Agnaldo Valentin e André Gal Mountian na construção de diálogo constante por alternativas.

 

Institucionalidade e Continuidade

Diante de novos desafios acadêmicos, profissionais e pessoais; e prezando pela oxigenação da Representação Discente do curso, optamos pela não-reeleição à CoC. Porém, para assegurar uma transição saudável e harmônica, fortalecemos o diálogo com estudantes que demonstraram disposição a somar na CoC. Assim, após um ano construindo a Coordenação de Curso, entregamos nossa tarefa muito gratos por toda experiência e, além, torcendo para que a mobilização da comunidade GPPista siga trazendo muitas conquistas fazendo juz ao curso que nos propomos a fazer parte.

 

CATARINA AMARAL ZANCHETA

ERGON CUGLER DE MORAES SILVA

Gestão 2019/2020 da Representação Discente (RD) da Comissão de Coordenação de Curso (CoC) de Gestão de Políticas Públicas (GPP) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP).