Bem-vindo ao site do Laboratório de Estabilidade Genômica!

Nós estudamos como células sinalizam e reparam danos ao nosso material genético, o DNA. Em especial, temos interesse em como uma modificação pós-traducional chamada ADP-ribosilação acelera os processos de reparo, e em como mutações em genes envolvidos na sinalização e reparo de DNA causam doenças genéticas raras caracterizadas por neurodegeneração, predisposição ao câncer e envelhecimento precoce.

Microscopia de fluorescência de células humanas em cultura. Azul: DNA no núcleo da células, verde: filamentos de actina, vermelho: mitocôndrias.
Microscopia de fluorescência de um ensaio de sister chromatid exchanges. Cromossomos de uma célula humanas estão marcados de forma que uma cromátide irmã seja visualizada em verde e a outra em azul. Em resposta a danos ao DNA, pode haver troca de informação genética entre as cromátides-irmãs pela via de recombinação homóloga, levando a trocas recíprocas no padrão de coloração dos cromossomos.

ADP-ribosilação é uma modificação pós-traducional de proteínas com importante função na sinalização da presença de danos ao DNA, remodelamento da cromatina e recrutamento de fatores de reparo de DNA para o local da lesão, além de um tipo de morte celular programada chamada parthanatos. Mais recentemente, estamos interessados também em estudar a função da ADP-ribosilação de proteínas em outros contextos, em particular na resposta celular a infecções virais.

CONTATE-NOS!

Departamento de Bioquímica

Instituto de Química

Av. Prof. Lineu Prestes, 748
Cidade Universitária – USP
CEP: 05508-000
Brasil