Entre os dias 10 e 12 de abril, a comunidade oceânica se reuniu em Barcelona, na Espanha, para acompanhar discussões e pensar em como atingir o oceano que queremos. Dentre os participantes, os membros do Hub foram ao local representar o projeto de conexão dos países lusófonos.
O evento foi transmitido ao vivo e teve como resultado o Barcelona Statement, documento no qual a IOC-UNESCO pode expressar os principais pontos de discussão do evento, reconhecer a importância da Década do Oceano para a promoção das ciências oceânicas. Nesse contexto, foi destacada a necessidade de compreender as prioridades relacionadas às necessidades de infraestrutura nas ciências oceânicas. Uma ação muito importante para equalizar o nível de conhecimento e dados, permitindo a elaboração de estratégias eficientes.
Também tiverem destaque ações que priorizem identificar desafios e prioridades regionais, especialmente em relação aos pequenos países insulares em desenvolvimento e os países menos desenvolvidos, bem como a promoção de cooperação e oportunidades entre países do sul global.
O documento termina com um convite para que a comunidade oceânica crie ações para se engajar com a Década do Oceano, aumente investimentos e recursos destinados às ciências oceânicas e busque todas as oportunidades de divulgação do evento. A próxima Conferência deverá acontecer em 2025, na França.
O documento completo está disponível abaixo.